Leia este artigo em:

Suplemento de arginina e outros aminoácidos em nulíparas gestantes

O objectivo deste estudo foi avaliar os efeitos da suplementação com arginina ou uma mistura de outros AA (lisina, metionina, treonina e triptófano) durante as diferentes fases da gestação sobre a placenta e o peso dos leitões de nulíparas hiperprolíficas.

5ª feira 7 Setembro 2017 (há 2 meses 12 dias)

O tamanho de ninhada e o peso dos leitões estão negativamente correlacionados com a restrição de nutrientes durante o desenvolvimento dos fetos.

Foi descrita uma maior taxa de partos com a suplementação de arginina, ainda que poucos estudos tenham mostrado efeitos positivos sobre o peso médio e uniformidade da ninhada. É provável que as nulíparas gestantes de alta prolificidade apresentem maiores necessidades nutricionais para satisfazer a procura de crescimento e o maior número de fetos, de maneira que poderão ser mais sensíveis à suplementação.

O objectivo deste estudo foi avaliar os efeitos da suplementação com arginina ou uma mistura de outros AA (lisina, metionina, treonina e triptófano) durante as diferentes fases da gestação sobre a placenta e o peso dos leitões de nulíparas hiperprolíficas. As porcas gestantes foram divididas em quatro tratamentos: Controlo (dieta baseada em farinha de milho e soja de D25 a D112), Arginina (suplementada com 1% Arg de D25 a D80); Mistura (20 g de mistura de D81 a D112) e “Argiblend” (suplementado com 1% de Arg de D25 a D80 e 20 g de mistura de AA de D81 a D112 de gestação).

A suplementação com a mistura aumentou o peso das porcas a D112. O número total de leitões nascidos, a percentagem de fetos mumificados, o peso vivo médio, o coeficiente de variação da ninhada, a percentagem de leitões de baixo peso ao nascimento (≤850 g ou ≤ 1000 g), o peso da placenta, a eficiência placentária e a expressão do factor de crescimento endotelial vascular (VEGF) não foram afectados pelos tratamentos experimentais. A suplementação com arginina diminuiu o número de leitões nascidos vivos e aumentou a percentagem de leitões mortos. O peso médio da placenta foi maior para o grupo suplementado com a mistura que para as porcas Controlo. O efeito da suplementação foi analisado com base na prolificidade das fêmeas classificadas como altas (AltaProlif; > 14 leitões totais nascidos) e baixas (BajaProlif; ≤14 leitões nascidos totais). Dentro do grupo BajaProlif, as porcas alimentadas com o tratamento mistura apresentaram um maior peso médio e peso da ninhada que as porcas de controlo. Dentro do grupo BajaProlif, as suplementadas com arginina também apresentaram um peso médio mais alto que o Controlo. As porcas do grupo BajaProlif suplementadas com arginina ou mistura de AA mostraram uma menor percentagem de leitões de baixo peso (≤ 850 g e ≤ 1000 g) comparando com o controlo e “argiblend”.

Apesar de a suplementação com arginina e/ou a mistura de aminoácidos não ter afectado o peso médio do leitão nem a variação dentro da ninhada, quando se consideram todas as ninhadas, a suplementação com arginina ou a mistura de AA melhorou o peso médio do leitão e reduziu a percentagem de leitões de baixo peso ao nascimento quando o tamanho da ninhada era menor que 14 leitões.

Dallanora, D., Marcon, J., Walter, M. P., Biondo, N., Bernardi, M. L., Wentz, I., and Bortolozzo, F. P. (2017). Effect of dietary amino acid supplementation during gestation on placental efficiency and litter birth weight in gestating gilts. Livestock Science, 197, 30-35. https://doi.org/10.1016/j.livsci.2017.01.005

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Nutrimail

Um boletim mensal de notícias sobre a nutrição dos suínos

Não estás inscrito na lista

26-Out-201728-Set-201731-Ago-201727-Jul-2017

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui