X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Vacinação contra gripe suína causa diferentes padrões de progressão

O presente estudo realça ainda a imensa capacidade evolutiva dos vírus da gripe suína A sob a pressão da infecção natural e da vacinação.

20 Fevereiro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os vírus da gripe A podem infectar uma grande variedade de espécies de aves e mamíferos. O seu genoma é caracterizado por 8 segmentos de ARN de cadeia simples. A sua baixa actividade de revisão da polimerase e o rearranjo genómico entre os diferentes subtipos do vírus da gripe A permitem-lhes evoluir continuamente, constituindo uma ameaça constante para a saúde humana e animal. Em 2009, uma pandemia do vírus de gripe A pôs em evidência a importância do hospedeiro suíno na adaptação destes vírus entre os seres humanos e as aves. A população suína e a incidência do vírus da gripe A nos suínos estão a aumentar constantemente. Em estudos anteriores, apesar da vacinação, foi demonstrado o crescimento e a evolução do vírus da gripe A em suínos vacinados e desafiados. No entanto, a forma como a vacinação pode conduzir a dinâmica evolutiva do vírus da gripe A dos suínos após a co-infeção com dois subtipos não foi suficientemente estudada.

No presente estudo, os suínos vacinados e não vacinados foram desafiados por contacto directo com suínos inoculados com vírus da gripe suína A independentes do H1N1 e do H3N2. Foram colhidas diariamente amostras de esfregaços nasais e, no dia da necropsia, foi também colhido líquido de lavagem broncoalveolar de cada porco para detecção do vírus da gripe suína A e sequenciação do genoma completo. No total, foram obtidas 39 sequências do genoma completo do vírus da gripe suína A por sequenciação de nova geração a partir de amostras colhidas em ambos os grupos experimentais. Subsequentemente, foram efectuadas análises genómicas e evolutivas para detectar rearranjos genómicos e variantes de nucleótidos únicos.

Quanto aos segmentos encontrados por amostra, a presença simultânea de segmentos de ambos os subtipos foi muito menor nos animais vacinados, o que indica que a vacina reduziu a probabilidade de eventos de rearranjo genómico. Relativamente à diversidade intra-hospedeiro do vírus da gripe A dos suínos, foi detectado um total de 239 e 74 variantes de nucleótido único nos subtipos H1N1 e H3N2, respectivamente. Foram encontradas diferentes proporções de substituições sinónimas e não sinónimas, indicando que a vacina pode estar a influenciar o principal mecanismo que molda a evolução do vírus da gripe A dos suínos, tendo sido detectada selecção natural, neutra e purificadora nos diferentes cenários analisados. Foram detectadas variantes de nucleótido único em todo o genoma do vírus da gripe suína A, com as principais substituições não sinónimas nas polimerases, nas glicoproteínas de superfície e nas proteínas não estruturais, que podem ter um impacto na replicação do vírus, na evasão imunitária e na virulência do vírus, respetivamente.

O presente estudo realça ainda a imensa capacidade evolutiva dos vírus da gripe suína A sob a pressão da infecção natural e da vacinação.

López-Valiñas Á, Valle M, Wang M, Darji A, Cantero G, Chiapponi C, Segalés J, Ganges L, Núñez JI. Vaccination against swine influenza in pigs causes different drift evolutionary patterns upon swine influenza virus experimental infection and reduces the likelihood of genomic reassortments. Frontiers in Cellular and Infection Microbiology. 2023; 13. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fcimb.2023.1111143

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista