
Câmaras para detetar e solucionar problemas na exploração
A Câmara de Agricultura da Bretanha propõe que utilizemos câmaras para analisar o comportamento dos nossos porcos e corrigir os fatores que limitam o seu rendimento.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

A Câmara de Agricultura da Bretanha propõe que utilizemos câmaras para analisar o comportamento dos nossos porcos e corrigir os fatores que limitam o seu rendimento.

Apesar da dinâmica global de um setor em crescimento, a indústria suína enfrenta dificuldades em atrair e reter jovens talentos.

Realizado de 15 a 17 de outubro em Cali, na Colômbia, o evento principal da 333 encerrou a sua sexta edição com resultados históricos, consolidando-se como o congresso mais influente da indústria suína na América Latina.

Este estudo corrobora a utilização de jaulas de parto temporárias como uma alternativa viável às jaulas convencionais. Trata-se de uma tese do Departamento de Ciências Animais e Alimentares da Faculdade de Medicina Veterinária da UAB, Espanha, orientado porPol Llonch Obiols.

Quando as perdas e os custos resultantes de problemas de saúde representam uma ameaça à rentabilidade actual e futura da exploração, talvez devêssemos considerar uma "folha em branco".

Quando gerimos o erro de forma sistémica, deixamos de punir os sintomas e passamos a intervir nas causas reais.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 191864 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?

Contamos-lhe como funciona uma das explorações do Grupo Tosh nos Estados Unidos, combinando tecnologia, eficiência produtiva e compromisso social. Neste primeiro artigo, apresentamos a estrutura, a cultura de trabalho e as perspectivas da produção de carne de porco americana.

O estudo confirma o impacto negativo do stress térmico, tanto crónico como agudo, sobre o consumo de ração em porcas lactantes e valida estratégias nutricionais e de maneio para o mitigar.

A conferência PIGX2, organizada pela Organização de Produtores de Suínos da África do Sul, realizou-se de 31 de julho a 1 de agosto de 2025, em Pretória.

Nesta edição, descobriremos como o stress térmico afecta o aparelho digestivo dos suínos.

Como é que o stress pelo calor afecta os porcos? Esta série de 4 artigos em formato pergunta-resposta ajudará a compreender…

Partilhamos consigo um exemplo de um modelo de ficha de porca para registar os dados essenciais das porcas, que é essencial para todas as explorações, independentemente da sua dimensão.



Dois modelos de arneses foram testados em explorações suinícolas para avaliar se melhoravam as condições de trabalho durante a vacinação dos leitões.

Este artigo descreve algumas práticas para melhorar o controlo ambiental, incluindo os custos envolvidos na sua implementação.

O evento deste ano, realizado em Berna, na Suíça, reuniu especialistas internacionais para discutir o bem-estar, a saúde, a nutrição e a sustentabilidade dos suínos.

Sabemos como comunicar o principal objectivo de uma recolha de dados correcta? Que pistas podem levar-nos a suspeitar que os dados não estão a ser correctamente direccionados?

No contexto actual de elevados custos de produção e de uma pressão crescente dos regulamentos ambientais, a produção de suínos enfrenta o desafio de equilibrar a eficiência da produção com a sustentabilidade ambiental e económica da indústria. Um factor chave nesta equação é o tamanho das partículas da ração, em que acções simples ao alcance do produtor podem alcançar melhorias significativas.

Josep Gasa e Josep Casanovas discutem, a partir das suas posições académicas e de campo, respetivamente, um estudo sobre o rendimento e o bem-estar de porcas expostas a enriquecimento ambiental auditivo.



O período de lactação, relativamente curto mas muito intenso, é sem dúvida uma fase chave na produção de suínos, tanto para os criadores como para os leitões. A fragilidade dos leitões e as elevadas exigências que os criadores enfrentam nesta fase tornam essencial a deteção precoce de problemas. Sabemos ler o que os animais nos dizem?

A fim de identificar os factores-chave para um maneio bem sucedido das porcas nos sistemas de cobrição e de liberdade, a Câmara de Agricultura da Região da Bretanha realizou um inquérito junto dos agricultores que já aplicam este sistema. Os resultados identificaram três estratégias que os produtores aplicam durante a semana após o desmame.

Dos artigos publicados na 3tres3 de Portugal, de autores de renome mundial, no passado ano de 2024, estes foram os dez mais lidos. Não perca nenhum deles.

O projecto encontra-se na primeira fase de implementação e os últimos desenvolvimentos podem ser consultados em www.welfarmers.com

A indústria suinícola mundial é uma actividade dinâmica com constantes progressos, sendo um deles o aumento significativo da produtividade das fêmeas suínas. Este facto é evidenciado pelo aumento do número total de leitões nascidos e, consequentemente, do número de leitões desmamados. Esta evolução coloca também novos desafios, nomeadamente em relação ao superalimento mais importante da exploração: o colostro suíno. Perante isto, podemos perguntar-nos: é possível melhorar a qualidade do colostro através de estratégias nutricionais específicas?

Este criador criou uma barreira metálica móvel que, quando não está a ser utilizada, pode ser encostada à parede do pavilhão sem atrapalhar.


Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 191864 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista