X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

A utilização de bebedouros pelos suínos de engorda depende de factores como a localização do bebedouro, a densidade da parque e a caudofagia.

Os resultados podem explicar o sucesso de estudos anteriores na classificação entre parques com e sem caudofagia utilizando dados de sensores sobre a utilização do bebedouro.

25 Julho 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A água é um nutriente vital para os mamíferos, incluindo os suínos. Apesar disso, a utilização de bebedouros e de água durante o período de engorda ainda não foi explicitamente quantificada. O objetivo do presente estudo foi obter informações sobre a utilização de bebedouros pelos porcos de engorda e a sua relação com a localização do bebedouro, a idade, a hora do dia, a densidade da cela, o material de enriquecimento e a ingestão de água. A experiência incluiu 110 parques de porcos de engorda durante um período de 9 semanas, com dois bebedouros por parque. Os parques tinham uma densidade populacional de 0,73 m2/suíno (n = 54 parques, 18 suínos por parque) ou de 1,21 m2/suíno (n = 56 parques, 11 suínos por parque), tinham ou não palha (n = 54, 150 g por suíno por dia) (n = 56) e alojavam suínos com caudas intactas (n = 50) ou cortadas (n = 60). O consumo de água (L) e o número de activações por hora e por porco foram somados. Os parques que não apresentavam casos de caudofagia (pelo menos um porco na cela com sangue na cauda) foram utilizadas para investigar a utilização normal do bebedouro pelos porcos (n = 56).

O consumo de água dos porcos aumentou de 3,7 para 8,2 L por porco por dia durante as 9 semanas e este aumento foi observado principalmente durante os dois maiores picos do padrão diurno no período de atividade dos porcos (06:00-18:00 h). Não se observou um aumento semelhante na frequência de ativação, com uma média de 50 activações por porco por dia. A redução da densidade da pocilga aumentou o consumo de água e a frequência de ativação durante o período de atividade, sugerindo que os suínos com espaço disponível e rácios padrão de suínos/bebedouro podem ter acesso limitado aos bebedouros. Os porcos também pareciam preferir usar os bebedouros mais próximos dos comedouros. O consumo de água e a frequência de ativação não se alteraram nos 3 dias anteriores a um caso de caudofagia, mas foram observadas diferenças gerais entre as pocilgas com e sem casos de caudofagia.

Estes resultados podem explicar o sucesso de estudos anteriores na classificação entre compartimentos com e sem caudofagia utilizando dados de sensores sobre a utilização do bebedouro.

Larsen MLV, Pedersen LJ. Use of drinkers by finisher pigs depend on drinker location, pig age, time of day, stocking density and tail damage. Frontiers in Veterinary Science. 2022; 25(9): 1029803. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fvets.2022.1029803

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista