X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Ensaio industrial em grande escala de fagos contra Salmonella em carcaças de suínos

A aplicação de fagos em ambientes industriais pode ser utilizada como uma estratégia adicional para controlar os agentes patogénicos transmitidos pelos alimentos.

8 Agosto 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os fagos têm sido apresentados como promissores agentes de biocontrole nos alimentos, mas faltam ensaios que demonstrem a eficácia do tratamento com fagos em ambientes industriais. Neste estudo, foi efectuado um ensaio industrial em grande escala para avaliar a eficácia de um fago comercial na redução da prevalência natural de Salmonella em carcaças de suínos. Um total de 134 carcaças provenientes de explorações de engorda potencialmente positivas para Salmonella foram seleccionadas para testes no matadouro com base no nível de anticorpos no sangue. Durante cinco ciclos consecutivos, as carcaças foram colocadas numa cabina de pulverização de fagos, o que resultou numa dose de aproximadamente 2 × 107 fagos por cm2 de superfície da carcaça. Para avaliar a presença de Salmonella, uma área pré-definida de uma meia carcaça foi esfregada com uma zaragatoa antes da aplicação dos fagos e a outra meia carcaça 15 minutos depois da aplicação dos fagos. Um total de 268 amostras foi analisado por PCR em tempo real.

Nestas condições, 14 meias carcaças foram positivas antes da aplicação do fago, ao passo que apenas 3 meias carcaças foram positivas depois.

Em conclusão, este estudo mostra que a aplicação de fagos pode alcançar uma redução aproximada de 79% de carcaças positivas para Salmonella e demonstra que a aplicação de fagos na indústria pode ser utilizada como uma estratégia adicional para controlar os agentes patogénicos de origem alimentar.

Volpi M, Gambino M, Kirkeby K, Elsser-Gravesen A, Brøndsted L. Full-scale industrial phage trial targeting Salmonella on pork carcasses. Food Microbiology. 2023; 112: 104240. https://doi.org/10.1016/j.fm.2023.104240.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Avaliação da eficácia de aditivos alimentares para controlo de Salmonella em leitões

09-Abr-2020
Os objectivos deste estudo foram (i) avaliar a afinidade de ligação in vitro de Salmonella enterica serovar Typhimurium (S. Typh) e Enteritidis (S. Ent) e Escherichia coli enterotoxigénica (ETEC) F4 ou F18 à farinha de copra hidrolisada rica em mananos (HCM) e centeio fermentado (CF) com Agaricus subrufescens e (ii) avaliar a eficácia de HCM e CF no controlo da eliminação de S. Typh in vivo quando combinado com AO comparado ao uso de butirato revestido.
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista