X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Controlo da infecção por Salmonella nas explorações em leitões desmamados

Este estudo recolheu o conteúdo gastrointestinal de 495 leitões machos de 4 semanas de idade abatidos para consumo humano de 5 explorações seropositivas para salmonelas para detectar Salmonella em nódulos linfáticos mesentéricos e conteúdo intestinal.

16 Junho 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os estudos de campo da infecção por Salmonella em leitões são escassos devido às dificuldades intrínsecas de recolher amostras adequadas (ou seja, amígdalas ou nódulos linfáticos mesentéricos) e a maioria delas é baseada na análise de zaragatoas retais que limitam sua precisão.

Este estudo recolheu o conteúdo gastrointestinal de 495 leitões machos de 4 semanas de idade abatidos para consumo humano de 5 explorações seropositivas para salmonelas para detectar Salmonella em nódulos linfáticos mesentéricos e conteúdo intestinal.

A prevalência geral de infecção e disseminação foi alta (≈ 36%), o que indica que os leitões participaram activamente na manutenção de Salmonella nas explorações. Os principais serótipos encontrados em leitões incluiram 4,[5],12:i: (35,4%), Rissen (17,1%), Derby (10,9%) e Bovismorbificans (10,3%). Na maioria dos animais infectados (72,8%) foi encontrado o mesmo serótipo nos nódulos linfáticos mesentéricos e nas fezes. Foram encontrados valores significativamente maiores de ELISA OD% em amostras de suco de carne de leitões não infectados em comparação com leitões infectados (OD% média de 12,0 e 17,3, respectivamente; P = 0.002), sugerindo algum efeito protector do colostro da porca. Também foi isolada Salmonella nas fezes das porcas desmamadas, contemporâneas dos leitões abatidos e 89% dos serótipos identificados nas porcas também foram detectados nos leitões. As análises de electroforese em gel de campo pulsado mostraram que 75% dos isolados de leitões que foram comparados com os das porcas estavam relacionados com eles, o que sugere a circulação de estirpes de Salmonella entre porcas e leitões.

Isto indica que a melhoria de consumo de colostro nos leitões junto com a redução da disseminação nas porcas pode favorecer o controlo da infecção por Salmonella em explorações.

Casanova-Higes A, Marín-Alcalá CM, Andrés-Barranco S, et al. Weaned piglets: another factor to be considered for the control of Salmonella infection in breeding pig farms. Vet Res. 2019;50(45) https://doi.org/10.1186/s13567-019-0666-7

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Avaliação da eficácia de aditivos alimentares para controlo de Salmonella em leitões

09-Abr-2020
Os objectivos deste estudo foram (i) avaliar a afinidade de ligação in vitro de Salmonella enterica serovar Typhimurium (S. Typh) e Enteritidis (S. Ent) e Escherichia coli enterotoxigénica (ETEC) F4 ou F18 à farinha de copra hidrolisada rica em mananos (HCM) e centeio fermentado (CF) com Agaricus subrufescens e (ii) avaliar a eficácia de HCM e CF no controlo da eliminação de S. Typh in vivo quando combinado com AO comparado ao uso de butirato revestido.
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista