X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito das celas de maternidade de piso elevado na taxa de sobrevivência dos leitões e no stress das porcas

As porcas em celas de maternidade com pavimento elevado apresentaram valores mais elevados de cortisol capilar e uma maior taxa de sobrevivência dos leitões antes do desmame.

20 Junho 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O objetivo deste estudo foi determinar o efeito das celas de maternidade com piso elevado na mortalidade por esmagamento dos leitões e no bem-estar das porcas. Oitenta e quatro porcas foram avaliadas durante um ano em três sessões de controlo. Em cada sessão, 14 porcas foram alojadas numa sala com celas convencionais e 14 numa sala equipada com celas de piso elevado. As porcas, com a mesma genética e paridade entre 2 e 9 anos, foram distribuídas aleatoriamente entre as celas convencionais e as de piso elevado. As porcas primíparas não foram consideradas no estudo para evitar porcas sem experiência com a dinâmica das gaiolas de chão elevado. O número de leitões esmagados até à morte, avaliado pelo veterinário da exploração, foi registado às 48 horas, 72 horas e ao desmame (dia 28). A concentração de cortisol capilar da porca foi medida à entrada e à saída da cela de parto para avaliar a variação do nível de stress. Foram avaliadas as lesões nas pernas e a espessura do toucinho para avaliar possíveis doenças das porcas induzidas pelas gaiolas de piso elevado e problemas metabólicos.

Os resultados mostraram que o número de leitões esmagados por porca foi maior nas gaiolas convencionais do que nas gaiolas de piso elevado nos dois primeiros dias após o parto (0,39 vs. 0,15) e até ao desmame (0,50 vs. 0,37). Os valores médios da variação da concentração de cortisol capilar das porcas nas gaiolas de parição foram significativamente diferentes nos dois sistemas de alojamento, sendo mais elevados para as porcas nas gaiolas com piso elevado (0,53 pg/mg vs. 0,22 pg/mg). Não foram detectadas diferenças significativas na variação das pontuações de gordura dorsal e de lesões nas patas entre as porcas alojadas em gaiolas com piso elevado e em gaiolas convencionais.

Em conclusão, as porcas alojadas em gaiolas com pavimento elevado apresentaram valores mais elevados de cortisol capilar na maternidade, provavelmente causados por um maior stress induzido pela gaiola com pavimento elevado e, por outro lado, pelo benefício de uma maior taxa de sobrevivência dos leitões antes do desmame.

Costa A, Salvagnini C, Buoio E, Palmeri F, Salvagnini A, Mazzola SM. The Effect of Lift Crates on Piglet Survival Rate and Sow Stress Level during Farrowing. Animals. 2022; 12(6): 745. https://doi.org/10.3390/ani12060745

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista