Caso clínico: Trombocitopenia púrpura
O suinicultor contactou com o veterinário devido a um aumento de hemorragias e hematomas subcutâneos na pele de vários leitões em oito ninhadas diferentes. Não se houve mortes atribuidas a este problema.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
O suinicultor contactou com o veterinário devido a um aumento de hemorragias e hematomas subcutâneos na pele de vários leitões em oito ninhadas diferentes. Não se houve mortes atribuidas a este problema.
Na resposta humoral primária, inicialmente é secretada uma única classe de IgM sob a forma monomérica. A resposta humoral secundária induzida por uma exposição posterior ao mesmo antigene será caracterizada, principalmente, pela produção do isotipo de IgG mas com um título e afinidade mais elevadas.
Este artigo relaciona diferentes perfis de microbiota com a maior ou menor gravidade na clínica, lesões e carga viral numa infecção conjunta com os vírus do PRRS e PCV2, o que abre uma janela de oportunidades.
Propomos usar o líquido acumulado no balde, onde os tratadores guardam os rabos e os testículos durante as rotinas de processamento, como amostra
Uma vez que os primeiros sintomas da infecção foram observados nos porcos (temperatura 41.5 ºC, tosse, falta de apetite) as salas foram fechadas à chave e só se permitiram entradas do exterior
De longe, o risco para a saúde mais comum e mais óbvio para produtores e trabalhadores relacionados com os suínos, são as picadelas acidentais com as agulhas, nas quais se centrará este artigo, e os riscos que acarretam e como preveni-los.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 181642 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?A imunidade humoral específica é mediada por glicoproteínas chamadas anticorpos ou imunoglobulinas.
É o principal mecanismo de defesa contra infecções intracelulares, especialmente vírus.
O efluente armazenado em condições muito anaeróbias contém enxofre que algumas bactérias podem utilizar em vez do oxigénio, produzindo H2S, que é tóxico para os tecidos.
O que é que vai acontecer com os antibióticos na União Europeia? Reveremos a situação actual e o que é esperado.
O papel de cada elemento na resposta imunitária inata: interferón de tipo 1 e citocinas pró-inflamatórias, complemento, proteínas de fase aguda, proteínas antimicrobianas, fagócitos, células NK, linfócitos T γ / δ,...
Este artigo mostra as diferentes acções e a estratégia seguida para erradicar DESv numa exploração comercial: estabilização, criação de uma bolha de desinfecção, monitorização e verificação.
Este artigo ajuda-nos a estabelecer as medidas mínimas de biossegurança que deveríamos implementar a nível interno.
O reconhecimento do agente patogénico é o primeiro passo da resposta imunitária defensiva; tanto a imunidade inata como a específica têm mecanismos para o reconhecer.
O que são as citoquinas? O que fazem e como funcionam no sistema imunitário?
Lista de medidas práticas aplicadas no nosso trabalho diário com bons resultados. Há que as considerar em conjunto e nunca de forma individual.
Como produtores de carne de porco não temos outra possibilidade que não seja a de racionalizar e reduzir o uso de antibióticos e esta racionalização pode ser uma clara oportunidade de negócio.
Os testes diagnóstico actuais são muito potentes, permitem mesmo detectar pequenas alterações no genoma de um vírus mas podem dizer-nos o quê?
Consulta-se o veterinário devido ao aparecimento de problemas clínicos, numa exploração de ciclo fechado, em leitões desmamados que tiveram uma mudança de ração há poucos dias: inchaço das pálpebras e na testa, descoordenação, dispneia e morte súbita.
Este artigo faz uma revisão sobre quais são as principais células do sistema imunitário: neutrófilos, macrófagos, natural killers, linfócitos, células dendríticas, mastócitos ...
Porque é que se tornou mais importante a resistência aos antibióticos nos últimos anos? Deve-se a um fenómeno multifactorial. Era uma questão de tempo, no nosso laboratório estamos a lutar contra a resistência a antibióticos desde há mais de 10 anos.
É importante a altitude, a inclinação ou a cobertura do terreno?
O proprietário telefonou-nos porque observou uma descida no rendimento nos últimos meses, mas sem que haja um parâmetro concreto que tenha baixado; a descrição é que "as porcas funcionam, em geral, pior".
Além dos seres humanos, o HEV foi identificado numa ampla gama de animais domésticos e selvagens mas a informação sobre a importância clínica do HEV nas diferentes espécies animais continua a ser muito limitada.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista