Carles Vilalta

Carles Vilalta
9borisenkoirina1SECC3tres3.comJose Casanovas825345222

Universidade de Minnesota. Estados Unidos

Carles licenciou-se em veterinária pela Universidade Autónoma de Barcelona no ano 2000. Até ao ano 2007 esteve a trabalhar em diferentes empresas de produção suína gerindo a sanidade e a produção de explorações de mães pertencentes a estas empresas. A partir do ano 2007, Carles começou a trabalhar na Federação de Indústrias Cárnicas da Catalunha ocupando as funções de gestão dos auxiliares de inspecção veterinária dos matadouros catalães e da formação em matérias de higiene alimentar nas indústrias da carne.

Desde o ano 2008 até 2014 Carles realizou um doutoramento em farmacologia clínica aplicada sob a direcção de Lorenzo Fraile. Esta investigação centrou-se no estudo da administração de diferentes doses de marbofloxacina em porcos e o seu efeito em dois dos agentes patogénicos respiratórios mais importantes: Haemophilus parasuis e Actinobacillus pleuropneumoniae bem como a implicação destas doses com o aparecimento de resistências. Ao mesmo tempo que estava a realizar o doutoramento, Carles esteve compaginando os seus estudos de doutoramento com o trabalho de Inspector Sanitário Oficial no matadouro e com colaborações esporádicas com diferentes veterinários no campo. Trabalhos que esteve a realizar até 2016 quando se entrou na Universidade de Minnesota (UMN) como post-doc na equipa de Robert Morrison no departamento de medicina de populações da Faculdade de Veterinária da mesma Universidade.

Actualmente, as suas funções estão definidas dentro do projecto de monitorização de doenças dos suínos da UMN (Dr. Morrison Swine Health Monitoring Program) onde diferentes empresas que englobam, aproximadamente, 50% do efectivo de suínos dos EUA partilham informação voluntária sobre diferentes doenças que não são de declaração obrigatória, nas que se destacam PRRS e DES.

Curriculum actualizado: 16-Out-2017

Artigos