Montserrat Torremorell

Montserrat Torremorell
17cpittySECCoscargb09_1Jose CasanovasGoncalo Mariano

Universidade de Minnesota. Estados Unidos

A Dra. Montserrat Torremorell é actualmente Presidente da AD Leman em Sanidade Suína e Produtividade e professora associada no Departamento de Veterinária da Faculdade de Veterinária. Licenciou-se na Universidade Autónoma de Barcelona em 1994 e doutorou-se na Universidade de Minnesota en 1999.

Ingressou na Universidade de Minnesota na sua posição actual em Maio de 2009. Anteriormente trabalhou em Genus/PIC, a maior empresa de genética no mundo, em vários cargos relacionados com a sanidade. Liderou a eliminação do PRRSv, quando a PIC USA passou de 12 % a 100 % de negativos a PRRSv em 5 anos. Também participou no Programa Nacional de Eliminação de PRRSv no Chile e mais recentemente trabalhou no controlo e eliminação da gripe suína. Tem uma ampla experiência em sanidade suína, investigação e sistemas de produção, incluindo estratégias de melhoramento sanitário, erradicação de doenças, diagnósticos e programas de biossegurança e de genómica aplicada à sanidade.

Lecciona uma disciplina optativa em veterinária e colabora em outras actividades docentes relacionadas com doenças suínas. Também é directora do Centro de Erradicação de Doenças Suínas na faculdade de veterinária da Universidade de Minnesota. É autora de mais de 40 artígos em revistas revistas por pares e de mais de 100 abstracts e artigos em congressos. A Dra. Torremorell foi galardoada com o prémio Allen D. Leman de Pfizer e da Universidade de Minnesota em 2003 pelo seu trabalho em eliminação de PRRS. Os seus interesses em investigação incluem as doenças infecciosas suínas, especialmente a gripe suínas e outras doenças de importância económica. Pelo que respeita à sua investigação sobre a gripe, está interessada em compreender melhor a transmissão do SIV, incluindo a transmissão por aerossol e os factores que contribuem para a persistência e propagação nas populações. Além disso, está interessada noutras estratégias para controlar, eliminar e prevenir a infecção da gripe em porcos e entender mais a interacção entre porcos e humanos.

Curriculum actualizado: 06-Out-2013

Artigos