
Mordeduras de caudas: Como é entendido este problema pelo mundo?
Os autores partilham as suas experiências sobre a identificação dos factores de risco das mordeduras de caudas e também sobre a produção de leitões com caudas intactas.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

Os autores partilham as suas experiências sobre a identificação dos factores de risco das mordeduras de caudas e também sobre a produção de leitões com caudas intactas.

Qual é o método preferido de exposição ao PRRS e o melhor estatuto de reposição? A mesma deve ser criada na exploração ou comprada? Veterinários da Alemanha, América do Norte, China e Espanha partilham as suas opiniões.

O que é o conceito de “saúde intestinal” de que todo o mundo fala? Porque é importante?

O que é prioritário e o que não é? Depende dos riscos e do estatuto de PRRSv da exploração...

Este artigo explica como funcionam e em que é que se baseiam os testes ELISA, de seroneutralização (SN), de hemaglutinação (HI) e IPMA.

O Dr. Robert Morrison criou o Projecto de Monitorização da Saúde Suína em 2011 e, após a sua trágica perda, em Maio de 2017, foi alterado o nome do programa.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 192294 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?



A mortalidade média cresceu 2,5% devido aos animais terem mielites e infecções ascendentes ao longo da coluna vertebral. Descobre como se pôde solucionar sem voltar a cortar as caudas.

Actualmente várias técnicas laboratoriais permitem avaliar a resposta imunitária celular.

Os veterinários peritos em suínos descrevem a “percepção do PRRS” nas regiões mais importantes na produção de suínos.

Aumento de problemas respiratórios e perda de condição corporal com um aumento da mortalidade nas baterias e na engorda…

O Dia 0 marca o início oficial de uma estratégia de controlo de uma doença, aplicando-se como medida regular de controlo ou conduzindo à eliminação de uma doença na exploração.

Joan Aparicio e Lluís Ferrer partilham a sua experiência sobre a preparação da reposição com Joan Wennberg.


Este artigo aborda a proteção dada pela placenta epiteliocorial, o colostro, a imunidade conferida pelo leite e a imunidade congénita adquirida do leitão.

O objectivo do presente estudo foi comparar o uso de vacina viva contra PRRSV e de instalações de quarentena com o estado da PRRSV das porcas de reposição chegada a primeira inseminação.

Montse Torremorell mostranos diferentes alternativas com as quais está a trabalhar para obter amostras de animais vivos a um custo razoável.

Alguns das principais mensagens a reter deste artigo são: M. hyo transmite-se lentamente dentro das populações expostas, mas os porcos podem excretar durante longos períodos de tempo.

O sistema imunitário, endócrino e o sistema nervoso central comunicam entre si através de vias anatómicas e hormono-neuropéptidas.

A vitamina D3 representa um papel central na resposta imunitária dos suínos. 25-OH-D3 pode ser uma fonte mais eficiente para melhorar o nível de vitamina D nos suínos, do que o colecalciferol.



A maioria das infecções devido a doenças profissionais são produzidas quando as pessoas manipulam carne ou fluídos corporais potencialmente infectados. Falaremos aqui sobre duas infecções potenciais: erisipelas e S. suis.

A mudança da origem das porcas de reposição é sempre uma decisão difícil. A monitorização através de análises antes da introdução não é suficiente.

A obtenção de fluidos orais em suínos é um método prático, fácil, eficaz e fiável para rastrear populações, ainda que quando se trate de leitões lactantes não seja tão fácil nem tão prático...

A pele é a primeira linha defensiva, já que é o maior orgão do corpo...

Enric Marco comenta as implicações práticas de um artigo recente que investiga a transmissão do DESv via sémen.

É muito importante analisar as novas sequências de vírus PRRS contra um amplo conjunto de referência que represente a exploração, o sistema e a região, assim como as sequências de vacinas comerciais disponíveis (isto permitirá diferenciar entre estirpes de campo e vacinas).


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista