Ecografia de precisão em porcas: muito mais que controlo de gestação!
A ecografia pode ser usada para visualizar as estruturas ováricas, avaliar o estado puberal e diagnosticar patologias ováricas.
A ecografia pode ser usada para visualizar as estruturas ováricas, avaliar o estado puberal e diagnosticar patologias ováricas.
Um surto de Doença dos Edemas é inicialmente controlado com jejum e antibioterapia, mas nos lotes seguintes estas medidas já não dão resultado. O surto progride e é observado que, quando se medicam os animais, seja via oral ou parenteral, a mortalidade aumenta tanto em número, como em rapidez.
Numa série de 7 artigos, foram abordadas as diarreias neo-natais com 4 veterinários de renome de vários pontos de vista, infeccioso, nutricional, maneio e meio ambiente, etc. Não poderíamos terminar sem discutir especificamente como abordar o tratamento.
É melhor separar as nulíparas das multíparas? Que medidas de biossegurança interna são mais importantes? Neste artigo, são discutidas, com 4 veterinários de renome, quais as recomendações a esse respeito.
Para encerrar esta série de artigos, o especialista em reprodução e inseminação artificial de suínos, Javier Gil, explica a importância de um correcto maneio pós-cubrição a respeito de quando movimentar as porcas e como alimentá-las.
No primeiro artigo desta série, os quatro especialistas concordaram, embora com nuances diferentes, sobre o aumento dos problemas de diarreia neonatal e explicaram quais eram os principais agentes causadores de acordo com as sua experiência. Neste artigo, serão abordadas estratégias preventivas com métodos de vacinas.
Continuando com a série de artigos em que o especialista em inseminação artificial e reprodução suína Javier Gil nos dá os pontos-chave sobre o maneio adequado para melhorar a fertilidade e a prolificidade, este artigo abordará os critérios a serem tidos em consideração para estabelecer um padrão de inseminação correcto.
No quarto artigo de nossa série, revisamos as opiniões de nosso grupo de especialistas em saúde suína sobre a possível relação, se houver, entre o aumento da mortalidade ao desmame que alguns países têm observado nos últimos anos e as estratégias de redução de antibióticos.
Neste segundo artigo da série, os nossos peritos em saúde suína partilham suas opiniões sobre as estratégias mais importantes para reduzir o uso de antibióticos nos seus respectivos países.
Neste primeiro artigo de nossa série, compararemos as perspectivas sobre estratégias de redução de antibióticos em explorações de suínos de 4 especialistas em saúde suína de alguns dos principais países produtores de suínos (EUA, Itália, Dinamarca e Espanha).
Neste artigo, as autoras partilham a sua posição, com base em investigações de campo, sobre um protocolo de vigilância actualizado para Mycoplasma hyopneumoniae.
Há vários anos que a inseminação pós-cervical se tornou comum na maioria das explorações de porcos. Neste artigo são revistos, com Javier Gil, especialista em reprodução e inseminação artificial de suínos, os aspectos a ter em consideração para a realizar correctamente.
Apesar de ser uma técnica muito conhecida, nas sua aplicação nas explorações, continuam-se a cometer erros e geram-se dúvidas que tentaremos resolver.
Lições aprendidas de dois dos principais virologistas da indústria suína americana, o Dr. Torremorell e o Dr. Culhane, de outros surtos de coronavírus que se espalharam pelo mundo na indústria suína.
Na primeira parte desta série de artigos abordámos o tema de como realizar uma correcta estimulação para a entrada em cio. Neste artigo continuamos a conversar com o especialista em Reprodução e Inseminação Artificial Suína, Javier Gil Pascual e vamo-nos centrar na detecção do cio.
As porcas mães adoptivas podem representar uma fonte de infecção para leitões recém-adoptados.
Exposição natural, intranasal, intratraqueal, com aerossóis e vacinação.
Numa série de artigos, o especialista em reprodução e inseminação artificial suína, Javier Gil Pascual, aborda os aspectos chave em volta da estimulação e detecção de cio e da inseminação.
Algumas rotinas de maneio estão amplamente incorporadas no trabalho diário de muitas explorações. Podemos até pensar que há uma razão lógica por trás das mesmas, mas foram cientificamente comprovadas?
As vias de inoculação intranasal e intratraqueal são discutidas, assim como a utilização de nebulizadores de aerossol.
Uma nova análise baseada em PCR pode ajudar a determinar todos os serotipos conhecidos de App, o que se pode usar para escolher a vacina mais adequada.
Há uma ampla variabilidade na severidade dos sinais clínicos na PSA nos países afectados. A detecção precoce pode ser um desafio.
A gestão do sémen morto, gestão de registos, vacinas, ... são alguns exemplos com os quais vamos lidar nos 6 casos práticos seguintes.
As diferenças morfológicas na parede e no canal do cérvix entre porcas multíparas e nulíparas exigem dispositivos de IA profunda adaptados às características das nulíparas.
O microbioma intestinal pode ser uma ferramenta alternativa para o controlo e prevenção de doenças.
A duração, frequência e momento da exposição ao macho, o rácio macho/fêmeas, métodos de exposição, uso de hormonas...
Um dia não produtivo é um dos factores principais dos DCA através do número de ninhadas desmamadas / porca / ano.
Quanto mais curto for o tratamento e menor a dose utilizada, mais barato será, mas o risco de desenvolver de quistos foliculares aumenta, o que pode acontecer com doses inferiores a 13 mg / dia.
Atingir o objectivo de cobrições por lote depende de muitos factores: há que ter suficientes porcas desmamadas e de reposição, que estejam a ciclar, ter bons machos de despiste de cio...
Por vezes os produtores acabam por usar sémen com uma capacidade menor de fertilização devdo a condições inadequadas de armazenamento.
Contacte connosco através do seguinte formulário.