Leia este artigo em:

DNP: um componente invisível da produtividade

Um dia não produtivo é um dos factores principais dos DCA através do número de ninhadas desmamadas / porca / ano.

4ª feira 10 Outubro 2018 (há 13 dias)
gosto

O objectivo de produtividade da exploração é medido como o número de porcos desmamados/porca/ano (DCA) e, recentemente, aumentou para 30 porcos ou mais.

A prolificidade da porca (ou seja, os porcos nascidos vivos) dos genótipos modernos é uma das causas principais deste aumento dos DCA. No entanto, apesar do número de porcos nascidos vivos, um dia não produtivo (DNP) é invisível para vista desarmada, mas também é um dos factores principais dos DCA através do número de ninhadas desmamadas / porca / ano (CCA). Estes DNP não estão relacionados com a melhoria genética mas são uma ferramenta de maneio utilizada para melhorar a produtividade em termos de DCA (figura 1) e rentabilidade. Os DNP incluem o intervalo entre o desmame e a primeira cobrição, o intervalo pós-cobrição e o intervalo antes da baixa.

Fig. 1 Interrelação entre os DNP e outros factores de produtividade numa árvore produtiva para 30 porcos desmamados por porca e ano
Fig. 1 Interrelação entre os DNP e outros factores de produtividade numa árvore produtiva para 30 porcos desmamados por porca e ano

Os dias não produtivos são calculados através da fórmula seguinte, utilizando a duração da lactação e da gestação:

DNP = 365 - [CCA x (duração lactação + duração gestação)]

O impacto dos DNP sobre os DCA pode ser evidenciado com um exemplo: uma exploração média de 2.000 porcas, 28 dias de lactação, 60 DNP e 2,13 CCA, que produz 11 porcos desmamados por ninhada e 46.860 porcos/ano. Nesta exploração, uma redução de 10 DNP aumentaria as CCA para 2,20 e aumentaria o número total de porcos desmamados para 48.400 porcos. O resultado líquido são 1.540 porcos e uma melhoria de 23,4 para 24,2 DCA. Portanto, a redução de 1 DNP equivale ao aumento de 0,08 DCA.

Há outra forma de demonstrar o impacto dos DNP sobre os DCA e o valor do porco. Pode ser convertido no número de porcos desmamados/porca/dia. Por exemplo, se uma exploração tem 30 DCA, então produz 0,082 porcos/porca/dia. O valor de 0,082 porcos é obtido ao dividir 30 DCA por 365 dias. Um porco desmamado vale cerca de 30-50 USD, dependendo do país e do mercado, portanto um aumento de 1 DNP por porca custaria 2,5-4,1 USD.

Intervalo desmame à primeira cobrição (IDPC) em DNP

As primíparas têm um IDPC prolongado. Além disso, o IDPC aumenta quando a temperatura exterior aumenta. Por exemplo, o estudo demonstrou que um aumento de 25 a 35 °C na temperatura máxima aumenta o IDPC nas primíparas em 0,8 dias, ainda que em porcas de segundo parto ou superior o aumento tenha sido apenas de 0,3 dias. Estes resultados mostram que, relativamente ao IDPC, as primíparas são 2,7 vezes mais sensíveis às temperaturas elevadas que as porcas de segundo parto ou superior. Este tipo de sensibilidade nas porcas de primeiro parto está relacionada com o seu baixo consumo de ração durante a lactação. Portanto, o aumento do consumo nas porcas de primeiro parto, especialmente durante o Verão, é uma forma de reduzir o IDPC e os DNP.

Intervalo entre cobrições em DNP

Uma taxa de partos baixa aumenta tanto o intervalo entre cobrições como o intervalo antes da baixa. Uma nova cobrição ou a eliminação são a consequência de falhas reprodutivas como as repetições, abortos ou porcas vazias.

Cerca de 10% das fêmeas cobertas têm uma repetição e devem ser cobertas de novo. Além disso, o estudo demonstrou que na sua vida produtiva, 33% das fêmeas que repetem têm uma segunda repetição no mesmo parto ou em partos posteriores. Por exemplo, 21% das nulíparas que repetem pela primeira vez, têm uma segunda repetição no mesmo parto 0 e outros 20% têm um segundo retorno num parto posterior, entre 1 e 6 ou superiores (figura 2). Estas fêmeas repetidoras têm 42 DNP mais ao longo da sua vida produtiva que as fêmeas que não repetem.

Fig 2. Novas repetições em porcas que repetem pela primeira vez, segundo o número de parto.
Fig 2. Novas repetições em porcas que repetem pela primeira vez, segundo o número de parto.

Intervalo antes da baixa em DNP

Noutro estudo, foram categorizadas 100 explorações em 3 grupos com base no percentil 25 mais baixo e mais alto de DCA: explorações com rendimento elevado, intermédio ou baixo. Em todos os grupos, os intervalos antes da eliminação tanto em nulíparas como em porcas de outro número de parto eram pelo menos 20 dias superiores aos valores recomendados. No estudo, os intervalos antes da eliminação para porcas e nulíparas cobertas nas explorações de baixo rendimento eram de 14 dias ou superiores que nas de rendimento alto. Portanto, para reduzir o intervalo antes da eliminação, é importante ter um protocolo que seja seguido de um modo rigoroso.

Outro intervalo antes da baixa que deve ser tido em conta de antes da morte. Aproximadamente 10-15% das porcas que entram na exploração morrem. Qualquer aumento da mortalidade aumentará os DNP. O parto é um dos momentos com mais risco de morte em qualquer paridade e estação. Aproximadamente 68% das mortes de porcas dão-se num periodo periparto de 6 semanas, aumentando o risco de mortalidade à medida que aumenta o número de parto. O maior risco de morte para as porcas acontece no parto 6 ou superior, quando o periparto se dá durante o Verão. Portanto, o cuidado durante o periparto deve aumentar, para reduzir o número de porcas e nulíparas mortas, assim como o intervalo antes da morte e os DNP.

Em conclusão, recomendamos que os produtores tenham especial atenção às primíparas e às porcas que possam aumentar os seus DNP.

Artigos

Uso de altrenogest em explorações de porcos12-Set-2018 há 1 meses 11 dias

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags