Leia este artigo em:

Conselhos práticos para induzir o cio em nulíparas e porcas

Nulípara en celo mostrando el reflejo de inmovilidad y el reflejo de la oreja
Nulípara en celo mostrando el reflejo de inmovilidad y el reflejo de la oreja

A duração, frequência e momento da exposição ao macho, o rácio macho/fêmeas, métodos de exposição, uso de hormonas...

4ª feira 31 Outubro 2018 (há 14 dias)
gosto

A idade da puberdade nas porcas de substituição e o intervalo desmame-cio nas porcas estão relacionados com a produtividade das ninhadas e a retenção das porcas. Para adiantar o estro alguns dias, semanas ou inclusive meses, utiliza-se a indução. Nas nulíparas, a exposição ao macho pode acelerar a maturação do cérebro para ajudar a que a cobrição seja na idade, peso e maturação desejadas. O contacto com o macho 15 minutos por dia, começando 3-4 semanas antes da data em que se calcula que chegará a puberdade, adianta e agrupa os cios nos lotes de porcas.

Detección a través de la valla utilizando un verraco cruzado Meishan con un arnés.

Detección a través de la valla utilizando un verraco cruzado Meishan con un arnés.

Uma exposição demasiado precoce não conseguirá uma boa sincronia e se é demasiado tardia, não evitará o atraso da puberdade ou acabaremos por cobrir nulíparas mais velhas e mais pesadas. A resposta óptima à indução pode-se obter utilizando, uma vez por dia, o contacto físico do macho com o parque das nulíparas. A adequada relação macho:nulíparas (≤1:15) é importante e se aumenta, também deve aumentar a duração da exposição diária ou o número de varrascos. A exposição física utilizando um varrasco intacto ou vasectomizado dá um grande leque de estímulos. É importante controlar os varrascos com libido elevada através da utilização de painéis, arneses ou dispositivos mecânicos móveis para evitar stress e lesões nas patas das nulíparas.

Exposicición a través de la valla utilizando un macho activo que muestra interés en una nulípara.

Exposicición a través de la valla utilizando un macho activo que muestra interés en una nulípara.

Os machos cruzados com Meishan são muito populares porque, pese a serem pequenos e dóceis, têm um libido elevado. O contacto através da divisória também é efectivo quando se deslocam as nulíparas ou o varrasco para um parque de exposição. O contacto através da divisória uma, duas vezes ou durante todo o dia pode adiantar a puberdade, com melhores respostas quanto mais frequente for o contacto. Para que a exposição através da divisória seja efectiva, todas as nulíparas do parque devem ter espaço para uma interacção directa, de modo que possam ver, cheirar e ouvir o varrasco do outro lado. As zonas de exposição especialmente desenhadas podem optimizar a exposição através da divisória com múltiplos varrascos e parques. As porcas também respondem à indução após o desmame ou a finais da lactação se esta dura mais de 3 semanas. A exposição diária através da divisória durante 1 ou 2 minutos nas porcas desmamadas em jaulas aumenta a entrada em cio em 4 a 6 dias e melhora o estro em primíparas e nos períodos de infertilidade sazonal.

Vídeo 1: Varrasco activo e nulípara interessada (jaulas)

A injecção de hormonas nas nulíparas pré-púberes e nas porcas, com uma combinação de eCG e hCG induz rapidamente o crescimento folicular e o estro ao fim de 4 ou 5 dias. Em nulíparas, o tratamento pode ser efectivo quando se administra umas semanas antes da puberdade ou às que não responderam à exposição ao macho durante 3-4 semanas. Por vezes tratam-se as porcas ao desmame para minimizar os riscos de um atraso no cio. A resposta óptima ao tratamento hormonal depende de se o animal recebe a dose adequada, no sítio correcto e à profundidade indicada e que não se perde parte da dose desde o ponto de injecção.

Nulípara en celo mostrando el reflejo de inmovilidad al presionarla en la espalda.
Nulípara en celo mostrando el reflejo de inmovilidad al presionarla en la espalda.

A detecção do cio caracteriza-se pelo aumento da frequência do reflexo de imobilidade da porca na presença de um varrasco com ou sem a aplicação de pressão na garupa. Quando os folículos ováricos maturam e libertam estrogénio, este chega ao cérebro e permite a expressão do comportamento associado ao cio. A intensidade e o tempo que a fêmea tarda em ficar quieta quando está próxima de um macho depende da fase do cio. O reflexo de imobilização é mais rápido e forte a meio do cio do que no princípio ou ao final. As nulíparas que se transferiram para uma área nova, há que lhes dar tempo para fazerem a exploração do local antes de realizar a detecção do cio.

Técnica detectando celos en cerdas destetadas alojadas en jaulas.

Técnica detectando celos en cerdas destetadas alojadas en jaulas.

Vídeo 2: Uma primípara em cio e outra não (jaulas).

Quando se detectam cios nas jaulas, algumas porcas velhas ou determinadas linhas genéticas podem não apresentar uma reacção claramente positiva ou negativa perante o varrasco e a pressão na garupa. Neste caso, esfregar a garupa e o flanco, observar a ausência de vocalização, a imobilização da cabeça e o reflexo da base da orelha irão ajudar-nos a uma identificação correcta. A detecção consistente, num intervalo estabelecido e com um protocolo definido, melhoria na precisão, algo importante em nulíparas que têm um cio curto, de apenas 1-2 dias. Nas porcas desmamadas, o cio é mais longo, mas pode utilizar-se a detecção precisa do início e do final para a programação estratégica da primeira cobrição e também para evitar que a última se realize depois do final do estro. Finalmente, as nulíparas e porcas em cio estão paradas continuamente e apresentam um comportamento refractário que dura de uns minutos a várias horas. O comportamento refractário converte-se num problema quando não se pode detectar o cio ou se atrasa a detecção, o que costuma ocorrer se houver uma exposição contínua ao macho, se houver machos alojados demasiado próximos ou estiverem contra o vento e quando a detecção e a cobrição se produzem ao mesmo tempo, já que isto permite uma exposição mais prolongada para as fêmeas situadas a favor do vento ou nas filas contiguas antes que se lhes detecte o cio.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags