
Caso clínico: Trombocitopenia púrpura
O suinicultor contactou com o veterinário devido a um aumento de hemorragias e hematomas subcutâneos na pele de vários leitões em oito ninhadas diferentes. Não se houve mortes atribuidas a este problema.

O suinicultor contactou com o veterinário devido a um aumento de hemorragias e hematomas subcutâneos na pele de vários leitões em oito ninhadas diferentes. Não se houve mortes atribuidas a este problema.

O desmame é um ponto crítico na vida do porco. Pressupõe um momento de grande stress que, se não se gere de forma adequada, pode conduzir ao aparecimento de diarreias e/ou de leitões inadaptados.

Este artigo relaciona diferentes perfis de microbiota com a maior ou menor gravidade na clínica, lesões e carga viral numa infecção conjunta com os vírus do PRRS e PCV2, o que abre uma janela de oportunidades.

Uma vez que os primeiros sintomas da infecção foram observados nos porcos (temperatura 41.5 ºC, tosse, falta de apetite) as salas foram fechadas à chave e só se permitiram entradas do exterior

De longe, o risco para a saúde mais comum e mais óbvio para produtores e trabalhadores relacionados com os suínos, são as picadelas acidentais com as agulhas, nas quais se centrará este artigo, e os riscos que acarretam e como preveni-los.

A imunidade humoral específica é mediada por glicoproteínas chamadas anticorpos ou imunoglobulinas.

Este artigo mostra as diferentes acções e a estratégia seguida para erradicar DESv numa exploração comercial: estabilização, criação de uma bolha de desinfecção, monitorização e verificação.

Este artigo ajuda-nos a estabelecer as medidas mínimas de biossegurança que deveríamos implementar a nível interno.

Os testes diagnóstico actuais são muito potentes, permitem mesmo detectar pequenas alterações no genoma de um vírus mas podem dizer-nos o quê?

Consulta-se o veterinário devido ao aparecimento de problemas clínicos, numa exploração de ciclo fechado, em leitões desmamados que tiveram uma mudança de ração há poucos dias: inchaço das pálpebras e na testa, descoordenação, dispneia e morte súbita.

É importante a altitude, a inclinação ou a cobertura do terreno?

O proprietário telefonou-nos porque observou uma descida no rendimento nos últimos meses, mas sem que haja um parâmetro concreto que tenha baixado; a descrição é que "as porcas funcionam, em geral, pior".

A aplicação intensiva da vacinação nos Estados Unidos, desde 2006, induziu altos níveis de anticorpos anti-PCV2 e cargas víricas reduzidas, mas não eliminou completamente o vírus das explorações.

Foi realizado um estudo transversal em 232 explorações de ciclo fechado na Bélgica, França, Alemanha e Suécia durante um ano quantificando-se o estatuto de biossegurança através da ferramenta de pontuação de riscos Biocheck.

Este caso põe em relevo a importância de uma abordagem integral para se poder chegar a um diagnóstico diferencial correcto.

Este caso descreve um surto numa exploração comercial que foi bastante difícil de deter sem recorrer à vacinação. Desde 2014 que têm aumentado os casos desta doença descritos na Europa ainda que não continue claro o porquê.

A prevalência de pneumonia micoplásmica e de lesões pericárdicas era significativamente maior nos leitões desmamados com pesos baixos, pese embora que se lhes desse um sistema produtivo melhor.

A exploração informou da existência de um problema de baixa prolificidade (mádia de nascidos vivos anual de 11,91) e baixa fertilidade no verão, com um grande aumento de repetições acíclicas.

O PCV-2 e o PRRS são as causas infecciosas mais frequentes dos abortos. Também se detecta que, independentemente da causa, a maioria dos abortos acontecem durante os meses frios.

A vacinação contra o PCV2 é quase universal, diminuiu a sua presença após 6 anos de vacinação? Poderão alterar-se as políticas vacinais?

Nos próximos anos, o uso de antimicrobiamos vai ser mais controlado, seguindo as linhas marcadas pela OMS no seu relatório sobre resistência antimicrobiana a nível global de 2014.

O suinicultor liga-nos alarmado com um quadro de abortos no último terço de gestação, nascidos débeis, nascidos mortos, mumificados, agalaxia, porcas com febre e partos com baixo número de nascidos.

Enric Marco avalia um estudio sobre o uso de antiinflamatórios nas porcas durantre o parto para tentar reduzir a mortalidade e aumentar o peso dos leitões ao desmame.

O artigo trás uma alternativa muito valiosa à vacinação actual e poderia trazer a solução para aquelas explorações com problemas de EE com apresentação precoce e é a vacinação das mães no final da gestação para conseguir a imunização dos leitões no pós-desmame.

Alguns animais apresentaram diarreias e sinais neurológicos e, na necropsia de um deles, observou-se uma enterocolite hemorrágica com edema da mucosa, esplenomegália e hemorragias no mesentério.

Se todas as explorações da zona não estiverem implicadas no programa, o avanço será mínimo ou nulo.

Todas as vacinas disponíveis no mercado europeu e norte americano estão baseadas no genótipo PCV2a, ainda que os mais prevalentes sejam os PCV2b e PCV2d. Muito embora se tenha demonstrado um nível significativo de protecção cruzada entre estes três genótipos, seria interessante avaliar se a eficiência das vacinas é equivalente frente a todos estes genótipos.

As diferenças entre estirpes são notórias em virulência e infectividade. Além disso, o novo vírus não se controla com as vacinas desenvolvidas a partir das estirpes clássicas e inclusive poderá dar falsos positivos em alguns testes de diagnóstico.

Recebemos um telefonema para visitar uma exploração de engorda na que os animais de 7 semanas idade estavam a ter problemas de meningite e diarreias depois do desmame com uma mortalidade de 5% três semanas após serem desmamados.

Contactos temporais por espaços curtos de tempo estão associados a um maior risco de Pneumonia Enzoótica.
Contacte connosco através do seguinte formulário.