
Caso clínico: Aumento repentino de leitões nados mortos e da mortalidade neonatal
O tamanho da ninhada no último e penúltimo lote viu-se significativamente reduzido e os leitões são pouco homogéneos em peso, condição e viabilidade.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

O tamanho da ninhada no último e penúltimo lote viu-se significativamente reduzido e os leitões são pouco homogéneos em peso, condição e viabilidade.

Quando se deve realizar uma declaração obrigatória? Que doenças figuram na lista de declaração obrigatória?

Novidades sobre as vias de excreção, vias de transmissão, factores de risco, etc. e a explicação de porque é que o PCV2 se converte num vírus patogénico.

Há duas espácies de Brachyspira bem conhecidas como patogénicas nos porcos: Brachyspira pilosicoli e Brachyspira hyodysenteriae. Recentemente foram descritas patologias similares à disenteria associadas a infecções por espiroquetas fortemente hemolíticas que não se identificaram como B. hyodysenteriae.

A forma mais eficaz de evitar perdas produtivas associadas a PCV2 é evitar que se produza a virémia, induzindo uma imunidade passiva ou activa que minimize a circulação do vírus na exploração.

Numa exploração de multiplicação situada no México observa-se um aumento da mortalidade na maternidade coincidindo com um aumento da temperatura e humidade ambientais.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 192322 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?



Utilidade dos testes ELISA no diagnóstico de PCV2 e considerações que devemos ter em conta na interpretação de resultados.

As câmaras termográficas podem medir temperaturas em toda a imagem com resoluções equivalentes a 19.200 termómetros de infravermelhos ao mesmo tempo.

Este artigo responde, com a informação actual, às perguntas mais frequentes de produtores e veterinários sobre patologia reprodutiva associada a PCV2.

É sabido já há algum tempo que, de todas as espécies testadas, os leitões são os que nascem com os menores níveis circulantes de 25(OH)D.

A sintomatologia nervosa caracteriza-se por alguns casos de meningite e opistótonos, enjoos e postração grave num grande número de animais. A necropsia mostra em todos os casos uma congestão pulmonar grave e uma enterite de gravidade variável com afectação mais ou menos importante dos gânglios linfáticos mesentéricos.

O PCV2 foi sendo associado cada vez a mais patologias, denominadas colectivamente doenças associadas a PCV2 (PCVDs).


A vitamina D sintetiza-se na pele exposta à luz solar. Felizmente pode ser suplementada através da dieta.

Este caso descreve um surto agudo de úlceras gástricas em porcos de 30-40 kg que afectou 38 explorações ao longo de um ano e que foi acompanhado de mortalidade de 5 até 40% dependendo da severidade dos casos.

A Comissão Europeia está a verificar e a consultar como são utilizados os antimicrobianos em veterinária em sequência da publicação do seu programa de 12 pontos em 2011. Este artigo analisa o presente e o futuro do uso dos antimicrobianos na UE.

Os padrões de associação são muito úteis para concentrar recursos como o tempo, dinheiro ou outras intervenções que tratemos de implementar.

Há explorações nas quais ocorre uma recirculação contínua de PRRS gerando variações na produção da mesma capazes de afectar muito os fluxos esperados de produção. Seguidamente são analizadas estas variações através de um programa de monitorização baseado tanto num programa de gestão informático como de análise SPC (Statistical Process Control).



Em zonas de alta densidade de porcos da América do Norte, a filtração do ar tem um papel essencial na eficácia para manter as explorações comerciais de porcas negativas ao vírus do PRRS.

Os responsáveis pela área de transição dos sítios de desmame-engorda têm sérios problemas de diarreias nos últimos lotes, pelo que se colocou um grupo de técnicos e veterinários a trabalhar em equipa.

Em Julho de 2010 aconteceu um surto respiratório severo na exploração: tosse na reposição, tosse e depressão na engorda, junto com um aumento da percentagem de nascidos mortos e mumificados num lote de porcas.

Durante estes últimos anos, desenvolveram-se e validaram-se novas ferramentas de amostragem, monitorização e diagnóstico nos suínos que resultem mais rápidas, simples e mais baratas.

Às vezes, as amostras de fluido oral podem substituir as tradicionais análises de sangue, já que requerem menos mão-de-obra e conhecimentos técnicos. Além disso, reduz-se claramente o stress para o pessoal e para os porcos, o que cada vez é mais importante na produção animal moderna.

A percentagem "normal" de abortos esporádicos e inexplicados em suínos situa-se à volta de 1 - 2 % das porcas cobertas que começam a gestação.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista