Luis-José Romero González

Luis-José Romero González
4carmenciarodasmonteiro 75ggiovnaelaaby

MAGRAMA. Espanha

Luis-José Romero González, Chefe da Área de Epidemiologia na Subdireção Geral de Sanidade e Higiene Animal e Traçabilidade, Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (MAGRAMA)

Luis-José Romero González é licenciado em Veterinária pela Universidade Complutense de Madrid (UCM) nas especialidades de Medicina e Sanidade Animal e na de Sanidade e Bromatologia. Pertence ao Cuerpo Nacional Veterinario desde o ano 1991, tendo como primeiro destino o de Técnico Superior de Laboratório N24, no Laboratório de Sanidade Animal de Barcelona, onde desenvolve o seu trabalho no Departamento de Virologia e Serologia.

Desde 1994 junta-se ao Centro de Investigación en Sanidad Animal (CISA) de Valdeolmos (Madrid), pertencente ao INIA, como Chefe da Secção de Novos Desenvolvimentos e Cultivos P-3, realizando as actividades como Centro Nacional e Mundial de Referência de Doenças Infecciosas, realizando funções no campo do desenvolvimento de novas técnicas de diagnóstico, produção de reactivos e confirmação de resultados de laboratório dentro dos programas de vigilência, controlo e erradicação desenvolvidos pelo Ministerio de Agricultura contra as diversas doenças.

No ano 2003 entra na Subdirecção Geral de Sanidade Animal (SGSHAT), do então Ministério de Agricultura Pesca e Alimentação (actual MAGRAMA), onde actualmente ocupa o lugar de Chefe da Área de Epidemiologia, exercendo as funções de coordenação da referida Área, entre elas:

   - Coordenação das acções em alertas sanitários e emergências sanitárias de doenças da Lista de Doenças de Declaração obrigatória da OIE e UE, realizando tarefas de organização, coordenação e controlo dentro do Sistema de Alerta Veterinário.
   - Coordenação na elaboração de relatórios de situação sanitária, estudos epidemiológicos, recomendações e prevenção de riscos em sanidade veterinária.
   - Coordenação da elaboração de planos nacionais de alerta e manuais práticos de operações na luta contra doenças da Lista da UE.
   - Participação em projectos de controlo e erradicação de doenças incluídas na antiga Lista da OIE em países das Caraíbas e América Central.
   - Participação em reuniões internacionais de peritos em matéria de Sanidade Animal.
   - Elaboração da normativa jurídica relacionada com a Sanidade Animal.

Além de numerosas publicações realizadas, projectos de investigação coordenados e conferências e cursos dados, faz parte do Conselho Gestor da Plataforma Tecnológica Espanhola de Sanidade Animal, Vet+i e membro da Equipa Veterinária de Emergência da União Europeia.
 

Curriculum actualizado: 09-Jan-2013

Artigos