X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Sistemas de filtração do ar em explorações de mães: Definições técnicas e estratégias de aplicação

Em zonas de alta densidade de porcos da América do Norte, a filtração do ar tem um papel essencial na eficácia para manter as explorações comerciais de porcas negativas ao vírus do PRRS.

Em zonas de alta densidade de porcos na América do Norte, a filtração do ar tem um papel essencial na eficácia para manter as explorações comerciais de porcas negativas ao vírus da PRRS . Após a experiência anterior de centros de inseminação, actualmente, existem mais de 200.000 porcas alojadas em explorações filtradas, só na zona centro-oeste dos Estados Unidos. A filtração do ar evita a infecção ou reinfecção das explorações via aerossol, amplamente demostrada, colocando-as num nível superior de biosegurança. Mas, estamos familiarizados com o sistema? Entendemos a sua nomenclatura? O objetivo deste artigo é a revisão de uma série importante de dados técnicos desta nova tecnologia em pecuária e a análise das diferentes estratégias que estão a ser implementadas em explorações de mães:

  • Bioaerossol: partículas sólidas ou líquidas de origem biológica que se mantêm suspensas no ar ou outros ambientes gasosos. Têm, em geral, um tamanho de 0,4 a 0,7 micras. O vírus PRRS, com um tamanho de 0,050-0,065 micras, desloca-se em modo de bioaerossol, rodeado de matéria orgânica a distâncias de mais de 9 km.
  • Eficiência: capacidade dos filtros de parar partículas como pó, pólen, bolor e bactérias. Com maior eficiência do filtro, o tamanho das partículas que pode parar diminui. O filtro é mais eficiente com a passagem do tempo ou, o que é o mesmo, pode capturar uma maior percentagem de partículas menores.
  • Resistência do filtro: é o efeito que tem o filtro à passagem do ar. Com uma elevada resistência aumenta a eficácia de filtrado mas diminui o volume total de ar que o filtro permite passar. São necessários maior número de filtros para um mesmo volume de ar a filtrar. Pelo contrário, a uma baixa resistência, o filtro não é tão eficiente para parar partículas mas permitirá a passagem um maior volume de ar. Serão necessários menor número de filtros. O volume de ar mede-se em m3/s.

Tipos de filtros e classificações aplicadas:

  • DOP test: sistema de classificação de filtros segundo a sua eficiência para eliminar partículas do ar (teste realizado com gotas aerossolizadas de Dioctyl Phthalate de 0.3 µm de diâmetro). Normalmente expresso em %.
  • Filtros HEPA: tipo de filtro com capacidade DOP 99,97%. São os mais eficientes mas oferecem uma maior resistência. Muito pouco aplicados em pecuária.
  • MERV (Minimum Efficiency Reporting Value): sistema norte americano standart de qualificação de eficiência de filtros que permite a comparação de filtros fabricados por diferentes empresas. A uma maior classificação MERV corresponde mais eficiência do filtro nos três intervalos de partículas testadas: E1 (0,3 a 1 µm ), E2 (1 a 3 µm) e E3 (3 a 10 µm) . A classificação MERV é de 1 a 20 (maior eficiência).
  • EU: sistema europeu standart de qualificação de eficiência de filtros, similar à nomenclatura MERV americana. Com um intervalo de 1-14.

As explorações, para ser filtradas, necessitam de um sistema de ventilação forçada que desloque o ar e o obrigue a passar pelos filtros que lhe oferecerão resistência. O sistema mais utilizado na América do Norte, é a ventilação forçada negativa, ou seja, as explorações trabalham com ventiladores extractores que tiram o ar do interior do espaço animal para o exterior da exploração. Criam uma pressão estática negativa (uma diferença de pressões entre o exterior e o interior da exploração) que normalmente varia de 12,45 a 50 Pascales (0,05-0,2 polegadas de água). A uma maior pressão estática numa exploração, maior é a resistência oferecida pelos filtros, e menor volume de ar permitirão. Necessitaremos então, para conseguir um volume determinado de ar filtrado, um maior número de filtros. Controlar a pressão estática nestas explorações é um ponto chave.

sistema com filtração de ar no sótão
Gráfico 1: Esquema de ventilação forçada negativa com filtração do ar através do sótão.

túnel ventilação pressão negativaGráfica 2: Esquema de ventilação forçada negativa em túnel. Ventilação de Verão.

Os filtros mais utilizados em explorações de mães em zonas de alta densidade de porcos (alto risco de infecção) são os MERV 14 ou EU 6 (DOP 85-90%). Estes filtros, tecnicamente, são caracterizados por permitir 0,43 m3/s de ar, a 50 Pascales de pressão estática e oferecer uma resistência de 20 Pascales a 0,3 m3/s. Mas como pode ser calculada a quantidade de filtros necessária numa exploração? Ainda que todos estes números pareçam muito complicados são fáceis de entender sabendo as necessidades de ventilação para cada tipo de estado produtivo (lactação, gestação, desmames...) e o número total de animais de uma exploração. Os serviços técnicos das empresas instaladoras do sistema de filtração são profissionais da ventilação e eles levarão a cabo todo um processo de cubicagem destes números em função de cada exploração. Será tido em conta: número de animais, volume necessário de ar, tipo de filtros, potência dos ventiladores e aberturas de entrada do ar.

filtração ar em explorações suínas

Não existe uma combinação ou sistema que seja ideal para todas as explorações. Cada sistema de filtração é construído individualmente, e as diferentes combinações de filtros, ventiladores e aberturas têm que considerar os seguintes pontos importantes:

1. Orçamento disponível para o investimento.
2. Situação geográfica da exploração (alta densidade suína e elevado risco de infecção aerógena vs baixa densidade e menor risco).
3. Nível de aceitação de risco por parte do proprietário (filtração todo o ano vs filtração só no Inverno).
4. Tipo de produção (explorações comerciais, núcleos genéticos, desmames, etc...).

Em média, uma exploração de 3000 mães numa zona de alta densidade, pode ter instalados uns 1200 filtros para assegurar um bom funcionamento do sistema. O custo:benefício destas explorações está a ser avaliado estritamente pelo Centro de Erradicação de Doenças Suínas da Universidade de Minnesota.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista