Suplementação da água de bebida de leitões em lactação com ferro orgânico
A administração de ferro orgânico na água de bebida durante a lactação pode ser uma alternativa à administração parenteral.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
A administração de ferro orgânico na água de bebida durante a lactação pode ser uma alternativa à administração parenteral.
Analisamos o impacto que a variabilidade dos ingredientes da ração tem sobre o consumo e o crescimento nas carnes magras dos porcos de engorda.
Uma porca de reposição que tem comprometida a saúde dos seus membros quando entra em produção, é mais vulnerável a uma eliminação precoce devido à claudicação e aos efeitos negativos na produção associados à claudicação.
Este artigo analisa os fatores que influenciam o consumo precoce de alimentos pelo leitão imediatamente após o desmame.
Devido ao seu alto teor em energia, fósforo e aminoácidos em comparação com o milho, trigo e cevada, os DDGS apresentam-se como uma alternativa nutricional e económica de substituição destes alimentos na dieta dos animais.
Uma boa dieta não é suficiente para evitar a diarreia pós-desmame nos animais de menor peso e idade, porque não comem o que lhes pertence.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 185322 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?O artigo simula várias alterações ao ambiente e programa alimentar, e avalia o seu efeito sobre o rendimento produtivo e o custo da ração.
A utlização de fitases contrastadas em suínos, está a demonstrar ser uma ferramenta de enorme utilidade para os nutricionistas no momento de formular alimentos mais económicos sem alterar o rendimento dos animais, e permitindo inclusivé melhorá-los.
Este artigo descreve um novo síndroma nos suínos que causa nascimentos de leitões com mal-formações externas e internas sobretudo do fígado e do coração.
O forte incremento de procura de carne para a população que está prevista no mundo nos próximos anos, faz com que exista uma busca activa de alternativas tanto do ponto de vista social como meio-ambiental.
Na prática, com um intervalo de tamanhos médios de partícula entre 600 e 1000 mícron, podemos esperar diferenças entre os dois extremos de 2 a 4% no índice de conversão.
Os resultados mostram que a digestibilidade para a mesma dieta é, de facto, mais alta em porcas em gestação e lactação do que em porcos em engorda.
A utilização do sistema de energia neta na formulação de alimentos para porcas permite uma transição suave da dieta de gestação para a de lactação, tornando este período mais fácil para as porcas.
Chegámos à conclusão de que se tratava de um episódio de Doença dos Edemas, que é extremamente inusual a esta idade.
As necessidades nutricionais das porcas mudam durante a gestação e o fornecimento de alimentos deve satisfazer essa necessidade; daí a necessidade de uma alimentação por fases.
O fornecimento de microminerais na quantidade adequada e na sua forma orgânica é essencial para a atual porca hiperprolífica: demonstrou aumentar o tamanho da ninhada, a qualidade do leitão ao nascimento e ao desmame, assim como a redução das claudicações e as eliminações prematuras.
A alimentação de porcos de engorda com dietas personalizadas diariamente, através do uso de técnicas de nutrição de precisão, é uma forma eficaz de reduzir a eliminação de nutrientes, sem comprometer o rendimento nem a composição da carcaça.
Um fator que é frequentemente esquecido é que os leitões recém-desmamados têm edema e esta retenção de água explica o anormal aumento de peso durante os primeiros dias do desmame.
Avisam-nos de várias engordas integradas numa empresa espanhola que apareceu, de forma súbita, uma elevada percentagem de porcos mortos.
O que é realmente importante para maximizar as receitas não é ter o melhor rendimento carcaça, mas sim o máximo PC vendido.
Quando se desmamam, os leitões encontram facilmente o comedouro, mas aqueles que não tiveram acesso ao creep feed durante a lactação não reconhecem a ração como alimento.
Os porcos alojados numa exploração comercial estão expostos a infecções (sub) clínicas, e as respostas sistémicas a estes desafios reduzem de forma significativa o potencial de crescimento dos porcos atuais.
Numa altura em que os preços das matérias primas, apesar das tréguas que estão dando, ainda são muito elevados, entendo que é fundamental dedicar algum tempo a considerar a utilização de enzimas em dietas para suínos.
O benefício nutricional esperado destes produtos é muito elevado ainda que devam tomar-se todas as medidas preventivas, sobretudo as que podem afectar a introdução da DES ou a disseminação da PSA.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista