David Solà-Oriol

David Solà-Oriol
11albertct79evinyetamonteiro 75asservaconnectxavier.salamo

UAB. Espanha

Nascido em 1977 em Vic (Osona), Barcelona, Espanha. Completou a sua formação em Engenharia Técnica Agrícola, especializando-se em Indústria Agrícola e Alimentar em 2001 na Escola Politécnica da Universidade de Vic. Posteriormente, continuou os seus estudos em Engenharia Agrícola, no ramo de produção animal na Escola Técnica Superior de Engenharia Agrária de Lleida que completou em 2003. Depois de realizar um plano de formação em produção animal, em 2005, obteve o master em Produção Animal da Faculdade de Veterinária da Universidade Autònoma de Barcelona (UAB). Ao mesmo tempo, desde 2003 até 2007 trabalhou no IRTA, onde desenvolveu um projecto com IRTA-Lucta para estudar diversos aspectos que afectam a aceitabilidade da ração e as preferências de diversos ingredientes em suíno. Este trabalho foi a base da sua tese de doutoramento em Nutrição Animal, que apresentou na Faculdade de Veterinária da UAB em 2008.

Depois de terminar o doutoramento começou como director investigador e técnico do "Servei de Nutrició d’Animals Monogastrics" (SNAM) da UAB. Desde 2009 até agora esteve a trabalhar como investigador em nutrição de animais não rumiantes (porcos e aves) no "Servei de Nutrició i Benestar Animal" (SNiBA) do "Departament de Ciència Animal i dels Aliments" da Faculdade de Veterinária da UAB, ​onde desenvolveu diversos projectos de fundação privada e pública entre a universidade e diversas empresas.

Campo de investigação: a percepção sensorial e o seu papel na regulação da ingesta de alimento/ração, tendo em conta as interacções entre o alimento/ração, intestino (como efeito pós-ingesta) e o cérebro, o estado da alimentação, a restrição de nutrientes, as hormonas intestinais e os receptores do gosto. Por outro lado, a sua principal área de investigação é a nutrição e o rendimento suíno, principalmente em porcas lactantes e leitões desmamados.

Metodologias de investigação / estratégias: preferências de alimentação, digestão, absorção de nutrientes e hormonas intestinais.

Curriculum actualizado: 25-Set-2013

Artigos