
Classificação das explorações relativamente a PRRSV
Este artigo propõe um sistema para classificar as explorações relativamente ao PRRSv, baseando-se em definições que reflectem a biologia e a ecologia do vírus.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

Este artigo propõe um sistema para classificar as explorações relativamente ao PRRSv, baseando-se em definições que reflectem a biologia e a ecologia do vírus.

Para minimizar o risco do PCV2 associado a problemas reprodutivos, é conveniente alterar o fluxo de animais para assegurar uma boa exposição ao PCV2 antes da cobrição, como parte do programa de adaptação.

Deve ter-se em conta que um resultado positivo de PCR indica a presença de ARN viral mas não necessariamente a presença de PRRSv infeccioso

Foram tomadas uma série de medidas infrutíferas até que finalmente se consegue eliminar o problema.

O maneio da colibacilose suína requer uma compreensão da biologia dos múltiplos tipos de E. coli assim como das condições sob as quais são capazes de causar doença.

Por vezes é difícil fazer um diagnóstico adequado devido às co-infecções, os efeitos combinados de ambiente e nutrição e as dificuldades em identificar todos os possíveis agentes patogénicos implicados.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 192294 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?



Este artigo explica os factores a ter em conta para determinar o momento óptimo da vacinação contra o PCV2 e mostra os resultados de um estudo que avalia a eficácia de diferentes programas vacinais numa exploração com infecção subclínica.

A infecção com o vírus da Gripe Suína e do PRRS durante a lactação associa-se ao aumento (limitado no caso da Gripe e de maior magnitude no caso do PRRS) significativo na mortalidade pós-desmame.

Qualquer diagnóstico clínico provisório deve ser confirmado mediante a detecção do vírus PRRS (antigenes virais e/ou material genómico viral) em porcos afectados utilizando métodos de laboratório, juntamente com as lesões típicas.

É necessário entender o que é que está a acontecer e que circunstâncias estão a ocorrer para que bactérias que estão também na microbiota dos leitões sãos se multipliquem de tal forma que sejam capazes de causar diarreia.

Este artigo analisa três estudos nos quais o custo do PRRS oscila desde 17 €/porca/ano até 185 €/porca/ano.

A ideia proposta pelo artigo de medir os riscos externos permite comparar explorações com base num número e iniciar medidas correctoras que permitam melhorar e constatar numericamente as melhorias conseguidas.


Actualmente, quase todos os fornecedores genéticos de reposição norte-americanos estão livres de M.hyo.

O objectivo das principais estratégias nutricionais é garantir um efeito benéfico sobre a flora digestiva dos leitões e a sua saúde intestinal após o desmame e, desta maneira, reduzir o risco de padecer de quadros colibacilares.

Este artigo descreve um novo síndroma nos suínos que causa nascimentos de leitões com mal-formações externas e internas sobretudo do fígado e do coração.

A taxa e sequência de maturação da imunidade da mucosa desde o nascimento até à consecução de um "tipo adulto" é um determinante importante do rendimento, saúde e sobrevivência posteriores, bem como dos impactos sobre a eficiência e rentabilidade da produção suína.

Entre 2000 e 2007 aplicou-se com êxito um plano de erradicação de PRRSv no Chile. Contudo, em Outubro de 2013 apareceu de novo um surto da doença que se disseminou por várias empresas suinícolas de maior dimensão do país.

Todos os isolados de DESv que foram sequenciados, procedentes de países europeus estavam estreitamente relacionados com o chamado S INDEL DESv, descrito originalmente nos E.U.A. em Janeiro de 2014.



O principal ponto que não se deve esquecer é a abordagem global necessária para avaliar todas as possibilidades: devem-se recolher amostras e analisá-las para todos os agentes que possam causar a referida diarreia.

Ainda resta muito trabalho por fazer para o controlo completo de HP-PRRS. A implementação de um programa regional de controlo e erradicação de PRRS é necessário tanto na China como no resto dos países asiáticos. Por enquanto, deve ser tida em conta tanto a crescente diversidade de PRRSv para desenvolver vacinas mais eficientes e seguras.

É certo que o seu custo é elevado, mas este tipo de investimentos pode não ser descabido quando se trata de proteger explorações com alto valor genético ou centros de inseminação.

Interacções entre as estratégias nutricionais e prevalência / gravidade dos quadros digestivos por E. coli depois do desmame.

A amostra ideal para o diagnóstico de agente patogénicos entéricos neonatais é o envio de leitões vivos.

Enric Marco resume os pontos essenciais para controlar a diarreia pós-desmame na exploração.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista