Vassilis G. Papatsiros

Vassilis G. Papatsiros

University of Thessaly (UTH). Grécia

Vassilis G. Papatsiros nasceu em Messolonghi (Grácia ocidental) em 1975. Licenciou-se na Faculdade de Medicina Veterinária da Aristotle University de Tessalónica (AUTH) em 2001. De seguida fez um doutoramento em medicina suína na AUTH (Farm Animal Clinic, Faculdade de Medicina Veterinária) em 2005. Trabalhou durante 2 anos como consultor e veterinário em suiniculturas de grande tamanho na Grécia. Entre 2007 e 2008, deu aulas na Greek National School of Public Health (Programa do Mestrado em Science in Veterinary Public Health). Também trabalhou como Professor Auxiliar de medicina suína na Faculdade de Medicina Veterinária da UTH durante 3 anos (2007-2010). De 2007 a 2011, trabalhou como veterinário no Ministário grego do Desenvolvimento Rural e Alimentação (Direcção-Geral de Serviços Veterinários). Em 2012, recebeu uma formação especial em epidemiologia das doenças suínas na Field Station for Epidemiology, University of Veterinary Medicine Hannover, Bakum, Alemania. Actualmente trabalha como Professor Auxiliar (Farm Animal Clinic) na Faculdade de Medicina Veterinária da UTH, onde ensina Medicina suína, Medicina de animais de produção, produção animal e Comportamento (Produção Suína).

O Dr. V.G. Papatsiros participou como coordenador ou colaborador em numerosos projectos de investigação nacionais e europeus. Publicou um livro de doenças bacterianas em suínos (em grego), um livro de doenças digestivas em suínos (em grego), um capítulo de um livro de medicina veterinária (em inglês) e outros 2 capítulos em livros de veterinária (em inglês). Também é autor ou co-autor de numerosos artigos publicados em revistas científicas internacionais e realizou numerosas apresentações orais ou pósters em congressos nacionais e internacionais. É membro do conselho editorial e revisor de muitas revistas internacionais. Também é avaliador científico do Greek Accreditation System for Quality Assurance of Pork Meat e de diversos projectos internacionais (p. ex. Departamento Internacional do Ministério Alemão de Educação e Ciência, Federação Russa, ERAfrica).

A sua investigação centra-se no estudo do vírus do Sindroma Reprodutivo e Respiratorio Suíno (PRRS) e outras doenças suínas (diagnóstico, tratamento, prevenção, metafilaxia, profilaxia). Também desenhou e levado a cabo vários ensaios clínicos e de campo (vacinas, produtos farmacêuticos veterinários, antibióticos, probióticos, aditivos fitogénicos e para rações). Fazendo parte da sua investigação, tem um interesse especial no maneio da sanidade em suiniculturas e no bem-estar animal.

Curriculum actualizado: 23-Out-2015

Artigos