Gerardo Aníbal Leotta

Gerardo Aníbal Leotta
4chancho.chumboasertecsrlmonteiro 75jose-ram23

Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET). Argentina

Médico Veterinário (Universidade Nacional de La Plata), Bacteriólogista Clínico e Industrial (UNLP), Mestre em Microbiologia Molecular (Universidade Nacional de San Martín), Doutor em Ciências Veterinárias (UNLP).

Investigador do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET).

Instituto de Genética Veterinária “Ing Fernando Noel Dulout”. Faculdade de Ciências Veterinárias - UNLP CCT-La Plata, CONICET.

Membro do Conselho Directivo da Rede de Segurança Alimentar CONICET.

Temática de trabalho

1) Desenvolvimento e validação de técnicas para a detecção e caracterização de bactérias transmitidas pelos alimentos (E. coli, Salmonella spp., L. monocytogenes, C. sakazakii, Campylobacter termotolerantes, S. aureus).

2) Realização de trabalhos de campo utilizando as técnicas desenvolvidas e validadas na linha da Segurança Alimentar. Desde a criação da linha que se incentivou o trabalho colaborativo com diferentes instituições e com empresas para resolver problemáticas relacionadas com doenças bacterianas transmitidas pelos alimentos. A nossa maior experiência é com alimentos carneos de origem bovina, avícola e suinícola. Em todos os casos, trata-se de atingir uma abordagem integral sob o conceto "da exploração à mesa".

Curriculum actualizado: 23-Out-2015

Artigos