Segurança e saúde no trabalho em produção suína: medidas preventivas
Após rever os principais perigos para os produtores de porco em artigos anteriores, este artigo descreve as medidas práticas para os reduzir.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Após rever os principais perigos para os produtores de porco em artigos anteriores, este artigo descreve as medidas práticas para os reduzir.
Ainda que a dispersão que "vem" de maternidade é determinante na dispersão final, nas baterias podemos tomar medidas para corrigir em parte esta dispersão.
As doenças e lesões podem ter sérios problemas económicos, físicos e de saúde emocional e impedir tanto um sistema produtivo eficiente e agradável como afectar a vida familiar. Neste artigo, enumerarei vários tipos de problemas para a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Este artigo revê brevemente alguns dos desafios do sector suíno: uso de antibióticos, meio ambiente, bem-estar animal, controlo sanitário
O desmame é um ponto crítico na vida do porco. Pressupõe um momento de grande stress que, se não se gere de forma adequada, pode conduzir ao aparecimento de diarreias e/ou de leitões inadaptados.
O uso de leites artificiais é de grande ajuda, tanto para aumentar o número de leitões desmamados como para simplificar o manejo de porcas adoptantes.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 186002 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Explica-se como gerir as porcas adoptantes em sistemas de bandas a três semanas através de um exemplo prático.
Considerando o bem-estar, como deve ser o tamanho do grupo de animais alojados num parque?
É um dos parãmetros que deve ser estabelecido entre os produtores e a indústria das carnes pois afecta a segurança alimentar, o bem-estar animal e a qualidade da carne.
Quando a produtividade baixa mas a eficiência produtiva se mantém…
Todos estamos conscientes da importância de ter uma boa taxa de reposição, mas estamos conscientes da importância da rotação do pessoal e dos custos a que isso conduz?
Numa política de renovação tradicional põe-se um parto limite, no qual são eliminadas as porcas após o desmame, eliminando poucas porcas antes desse parto, e deixando muito poucas para lá desse parto. Mas o que é que acontecia se modificássemos esta política atendendo ao rendimento das porcas?
Minimizando as perdas de porcas nos primeiros ciclos conseguem-se três efeitos positivos para a eficiência económica de uma exploração.
Este artigo analisa o maneio em bandas de 4 semanas, muito comum em explorações pequenas (250 porcas) em países como França e compara-o com o maneio em bandas de 3 semanas.
Antonio Tavares, Presidente do COPA-COGECA fala-nos dos desafios actuais para a suinicultura europeia: a Comissão pretende acabar com o corte de caudas nos próximos 3 anos, contudo não prevê mudanças legislativas relativamente à castração.
Nesta segunda parte são tratados os problemas derivados de não anotar correctamente a causa das perdas na gestação, as baixas de porcas e leitões, as porcas adoptantes e os tratamentos hormonais.
A exploração informou da existência de um problema de baixa prolificidade (mádia de nascidos vivos anual de 11,91) e baixa fertilidade no verão, com um grande aumento de repetições acíclicas.
Levantar os separadores da maternidade permite que os leitões das diferentes ninhadas se misturem partilhando tetas e socializando.
O objectivo de suplementar os leitões com ração é diminuir o número de animais atrasados nos primeiros dias após o desmame e, ainda que com algumas diferenças, é benéfico tanto em lactações de 21 dias como de 28 dias.
Nesta primeira parte tratam-se os dados atrasados e os impossíveis, as porcas que já não estão na exploração mas continuam efectivas no programa de gestão e as taxas de partos de 100% em nulíparas.
Não há nada que influa mais na sobrevivência do leitão que a ingestão adequada de colostro, que pressupõe acesso a energia e imunidade.
Diferenciar os leitões mais jovens provenientes de porcas adoptantes e os repetidores permite um maneio adequado.
A exposição durante a fase de adaptação pode-se considerar como uma primeira dose de uma vacina, e a exposição pré-parto como o "booster".
Em condições comerciais a forma mais comum de avaliar o estado das reservas é utilizando a avaliação da condição corporal (CC) das porcas ao longo do ciclo produtivo.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista