Leia este artigo em:

Como evitar que os porcos de engorda se deitem ao lado dos bebedouro em épocas de calor?

Este comportamento faz com que os últimos animais da hierarquia não tenham acesso à água com a assiduidade suficiente.

A situação

É muito frequente ver que, no Verão (com temperaturas acima de 25 graus), os porcos dominantes deitam-se, nas engordas, ao lado dos bebedouros procurando refrescar-se. Este comportamento faz com que os últimos animais da hierarquia não tenham acesso à água com a assiduidade suficiente.

Estas situações provocam uma descida do consumo de água e, como consequência, de consumo de alimento nos animais mais fracos.

Isto vai provocar um stress muito importante no grupo, uma falta de crescimento e uma menor homogeneidade do grupo, com as consequências económicas que isto acarreta.

A solução

Se for colocado um cano ao longo de todo o pavilhão que proporcione gotejamento longe de onde estão os bebedouros, veremos que os animais dominantes se deitarão debaixo do gotejamento, onde o pavimento está molhado. Isto deixará livre a zona do bebedouro, facilitando o acesso dos animais menos fortes.

Exploração
Exploração

Para isso, perfuramos os canos, colocamos uns difusores de rega por gotejamento e um relógio temporizador de jardim (há no mercado por menos de 30 euros) para que apenas se ponha em funcionamento durante as horas de mais calor, utilizando-se de forma descontínua e com baixa pressão nos tubos, evitando assim o gasto excessivo de água.

Programador
Programador

A canalização deve ser limpa de vez em quando para evitar a acumulação de calcário nos difusores e o seu possível entupimento.

Goteira
Goteira

Foi observada uma melhoria importante no crescimento e uma maior homogeneidade relativamente às explorações em que o sistema não foi aplicado.

Asseguro que este truque funciona.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags