Hiperprolíficas? Sim, mas não tanto...
Um dos desafios encontrados nas porcas hiperprolíficas é que o tamanho da ninhada influi no número de leitões nascidos mortos. Mas sabemos em que medida?
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Um dos desafios encontrados nas porcas hiperprolíficas é que o tamanho da ninhada influi no número de leitões nascidos mortos. Mas sabemos em que medida?
Nesta segunda parte são tratados os problemas derivados de não anotar correctamente a causa das perdas na gestação, as baixas de porcas e leitões, as porcas adoptantes e os tratamentos hormonais.
A exploração informou da existência de um problema de baixa prolificidade (mádia de nascidos vivos anual de 11,91) e baixa fertilidade no verão, com um grande aumento de repetições acíclicas.
Nesta primeira parte tratam-se os dados atrasados e os impossíveis, as porcas que já não estão na exploração mas continuam efectivas no programa de gestão e as taxas de partos de 100% em nulíparas.
Um lote semanal de 1050 leitões é acompanhado até ao matadouro, numa exploração de ciclo fechado e é discutido o efeito do peso ao nascimento, a paridade da porca e o tamanho da ninhada sobre os rendimentos produtivos e a saúde e bem-estar nas diferentes etapas de produção.
Este artigo enumera os pontos críticos que devem ser tidos em conta para realizar uma inseminação pós-cervical com êxito nas porcas.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 185194 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?A mortalidade neonatal não depende unicamente do desenho da jaula de maternidade, mas também de factores genéticos, do maneio e do tamanho da ninhada, especialmente com o aumento do uso de linhas maternas hiperprolíficas.
É necessário procurar alternativas para implementar definitivamente esta técnica em primíparas e iniciar o seu uso em nulíparas.
A TC permite modelar o crescimento dos tecidos corporais dos animais vivos e poder assim estudar o efeito de diferentes factores (genética, sexo, nutrição) sobre este crescimento.
Os caracteres de heritabilidade alta ou moderada são melhorados facilmente mediante análises e selecção, mas as melhorias para caracteres de baixa heritabilidade provêm da exploração, da heterose e do uso do BLUP.
A heterose (também conhecida como vigor híbrido) e a consanguinidade são importantes em produção suína.
O mês em que as porcas nascem influencia no número de leitões nascidos vivos no primeiro parto.
A produção de uma porca pode ser prevista com base nos leitões nascidos vivos no primeiro parto. Além disso, as melhores porcas vão superar o rendimento das demais de forma contínua.
O peso ao nascimento do leitão é o factor que mais influi na sobrevivência pré-desmame mas outros factores como a vitalidade e o vigor também são importantes.
As porcas inseminadas com sémen encapsulado apresentaram mais espermatozóides no local da fecundação.
A encapsulação permite reduzir as doses por porca, além de permitir uma libertação sequencial dos espermatozóides.
Este artigo explica como o uso massivo de hormonas ajuda a sincronizar cios e partos quando a programação das cargas de trabalho, a sincronização e a estabilidade dos ritmos produtivos são aspectos prioritários.
Com uma programação bastante restritiva conseguem-se concentrar todos os procedimento importantes e os períodos em que é necessária maior atenção/trabalho, fora do fim-de-semana.
Graças à combinação da descida de leitões NM e a diminuição da mortalidade pré-desmame (MPD) em quase 30% consegue-se desmamar um leitão a mais por porca.
Estes testes têm diversas aplicações práticas, como a detecção de varrascos indutores de hérnias ou de susceptibilidade a certas patologias entéricas ou, inclusive, a síndromes como o PFTS.
Como já deves saber, o nome da 3tres3 procede dos "3 meses, 3 semanas e 3 dias" que é a duração da gestação da porca. Este artigo propõe a conveniência de rever a duração da gestação da nossa exploração.
Um dos objectivos potenciais da selecção genómica é a identificação de genes ou regiões específicas com um impacto significativo sobre a saúde suína e a melhoria da selecção em resistência e/ou tolerância a doenças.
Os novos métodos de criopreservação e as novas embalagens estão desenhadas para melhorar a sobrevivência do sémen congelado, sem alterar a produção de doses convencionais de sémen.
Deveríamos ser cautelosos no momento de definir o número de espermatozóides por dose de inseminação, senão a ânsia de o reduzir pode-nos levar a usar um número por abaixo do limite de fertilidade. O que pode ser produtivo e/ou rentável para uma determinada exploração não tem que o ser para outra.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista