Raúl Sánchez Sánchez

Raúl Sánchez Sánchez
12oscargb09_1armando.quintercarmenciarodasjamesforestalexalcivar1984

INIA Animal Reproduction Dept. Espanha


Raúl Sánchez Sánchez é Veterinário, foi professor da Faculdade de Veterinária de Madrid (1987-1989). A sua vida profissional decorreu no Departamento de Reprodução Animal do Instituto Nacional de Investigaciones Agrarias (INIA), como meritório, bolseiro, contratado e investigador. Na actualidade exerce o cargo de Director de Reprodução Animal. Participou em 35 projectos de investigação relacionados com a reprodução em suínos, alguns destes projectos foram relacionados com a transferência de tecnologia a diversas empresas. Realizou numerosos trabalhos em revistas, comunicações e palestras em Congressos. Participou no desenho e acompanhamento de centros de inseminação artificial de suíno de Espanha e América Latina. As linhas de trabalho em que participou foram:
• Melhoria da técnica de inseminação artificial dos suínos. Factores de manipulação seminal no laboratório que determinam a viabilidade seminal. Aplicação de técnicas de contrastação para predizer a fertilidade das doses seminais. Conservação por refrigeração e crioconservação (definição de diluentes, diálise, microencapsulação). Aditivos nas doses seminais para melhoira de resultados.
• Obtenção de embriões “in vivo” e “in vitro”. Os trabalhos desenvolvidos com embriões foram direccionados para avaliar meios de cultivo para melhorar o desenvolvimento dos blastocisto. Realizar estudos de mortalidade embrionária precoce. Crioconservação por vitrificação.
• Determinação de parâmetros que determinam bem-estar animal e a sua relação com a reprodução.
• Identificação de reprodutores hipoprolíficos por alterações no cariótipo.
• Criação, gestão e manutenção do banco de germoplasma da espécie suína, de animais em perigo de extinção, ou de interesse genético.

Curriculum actualizado: 17-Nov-2014

Artigos