
Será possível simplificar a congelação de sémen suíno?
Os novos métodos de criopreservação e as novas embalagens estão desenhadas para melhorar a sobrevivência do sémen congelado, sem alterar a produção de doses convencionais de sémen.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

Os novos métodos de criopreservação e as novas embalagens estão desenhadas para melhorar a sobrevivência do sémen congelado, sem alterar a produção de doses convencionais de sémen.

Deveríamos ser cautelosos no momento de definir o número de espermatozóides por dose de inseminação, senão a ânsia de o reduzir pode-nos levar a usar um número por abaixo do limite de fertilidade. O que pode ser produtivo e/ou rentável para uma determinada exploração não tem que o ser para outra.

O procedimento é simples, seguro, rápido e bem tolerado pelas receptoras.

Algumas grandes companhias de genética estão a investir muito em genómica, isto permitirá obter algumas melhorias a partir da genómica nos próximos 5 anos.

Este artigo propõe algumas soluções para os principais problemas encontrados nas gestações em grupo.

Os dois principais factores que fazem com que certas explorações não tenham obtido êxito em se adaptar à normativa de bem-estar são as deficiências no desenho das instalações e no maneio.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 196762 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?


O uso da informação do ADN permite obter um progresso genético maior, facilita a selecção de caracteres difíceis como a sobrevivência do leitão, longevidade, ...

Numa exploração recém estabelecida observa-se febre, anorexia e uma fertilidade inferior à esperada nas nulíparas dos dois primeiros lotes entrados.

As coxeiras são a segunda causa de eliminação das porcas.

Verifica-se um inusual aumento das repetições entre 31-39 dias. A maioria ocorriam nas porcas previamente negativas na ecografia e aconteciam antes dos 42 dias.

O parto é um processo doloroso e stressante especialmente em porcas primíparas e/ou no caso de partos distócicos.

Os leitões que mamam na parte posterior começam a comer ração antes, o que explicaría uma melhor adaptação ao desmame.


Graças ao trabalho de 54 grupos de investigação, liderados pelas Universidades de Edimburgo (GB), Illinois (EUA), Uppsala (Suécia) e Wageningen (Holanda) foi possível fazer a sequenciação do genoma completo do porco.

É apresentado um teste de vitalidade e relacionado com o crescimento e a mortalidade pré-desmame.

O autor questiona qual é o dia idóneo para cobrir as porcas e expõe as melhorias nos resultados que obtém ao desmamar à 2ª feira.

Características das instalações, a genética, as medicações, a alimentação, etc. de engordas espanholas baseadas em dados de 452 explorações pertencentes a nove das 25 maiores integradoras do país.

Há 3 opções potenciais para estabilizar os pavilhões de maternidade e que tiveram êxito ao longo do tempo. Têm custos e perfis de risco muito distintos e é necessária uma avaliação económica para determinar qual é a mais adequada em cada caso.

Estas descobertas proporcionam uma informação útil para os produtores na hora de decidir se reduzir ou não o tamanho da ninhada no primeiro parto.



Para fazer um estudo de anestros o mais útil é começar por agrupar os intervalos desmame-1ª cobrição.

Está amplamente documentado que a produção suína apresenta variações estacionais, centradas fundamentalmente numa descida na eficiência reprodutiva na fase de gestação (dificuldade de entrada em cio, maior número de falhas reproductivas), durante os meses de Verão e Outono.

E se desmamássemos à 6ª feira e fossemos capazes de bloquear estes partos durante 2 dias? Teríamos a maioria dos partos concentrados a partir de 2ª feira.

Há uma série de variáveis (leitões desmamados/porca, prolificidade, fertilidade, etc.) que nos dão informação sobre a eficiência da exploração. Mas realmente sabemos relacionar estas variáveis, e ponderar cada uma segundo a sua importância, para detectar os pontos críticos e actuar em conformidade? Uma ferramenta muito útil para “situar” e...

Existem diferentes técnicas de inseminação artificial: cervical ou convencional, pós-cervical e intrauterina profunda.

Neste último capítulo dedicado às explorações de genética, avaliaremos em primeiro lugar os prós e os contras de ter autorreposição numa exploração, e a seguir calcularemos os censos médios necessários para poder praticar autorreposição na exploração.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista