
Defeitos genéticos da pele (5/5)
Há vários defeitos cutâneos sob controlo genético – os mais importantes são a epiteliogénese imperfeita, a ptiriase rosea e o melanoma maligno, que serão abordados neste artígo.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

Há vários defeitos cutâneos sob controlo genético – os mais importantes são a epiteliogénese imperfeita, a ptiriase rosea e o melanoma maligno, que serão abordados neste artígo.

Neste terceiro artigo dedicado à fase de selecção genética, explica-se como se devem processar todos os dados recolhidos na exploração, e que informação deve chegar de novo à exploração para efectuar correctamente a selecção de animais.

O processo de melhoramento genético baseia-se na recolha de informação dos animais, no processamento da referida informação (normalmente mediante o sistema BLUP) até à obtenção de um índice genético (que indica o seu valor para os caracteres que se estão a seleccionar), e a selecção mediante esse índice genético dos melhores animais para cruzar em pureza, com o objectivo de melhorar os caracteres seleccionados na seguinte geração.

Como é bem sabido, a produção suína estrutura-se mediante a chamada pirâmide de produção, que descreve, ao nível do melhoramento genético, os distintos passos a realizar, os tipos de explorações existentes e a relação entre estas.

Muitos produtores afirmam que as hérnias estão relacionadas com a criptorquidia...

Os defeitos genéticos incluem um amplo leque de patologias que podem ser controladas

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 196762 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?

O intervalo entre partos (IEP), é um dos parâmetros produtivos mais frequentemente utilizados como indicador da eficiência produtiva de uma exploração e define-se como o número médio de dias que decorrem entre um parto e o seguinte. Está directamente relacionado com o número de partos por fêmea e ano.

As maiores e mais detalhadas análises levaram-se a cabo há quase 40 anos por Done, Reed e Deeble em 1972. Nelas se descreveu a incidência de defeitos genéticos detectados por técnicos treinados nas primeiras vinte ninhadas “viáveis” de todos os machos Large White e Landrace utilizados para IA no Reino Unido.
O aumento da prolificidade não foi sempre acompanhado pelo aumento da capacidade leiteira das porcas, pelo que paulatinamente foi aumentando a dificuldade para encontrar tetos viáveis e produtivos para todos os leitões da ninhada.

No mês de Março de 2011, ocorreu um relato por parte dos gerentes das Upls, onde o mesmo comunicava o incremento de fêmeas com retorno ao cio (entre os 17 e os 28 dias, cíclico e acíclico, com 22% de retorno de cio) e corrimento vulvovaginal com aspecto mucoso, com coloração de branco a castanho (chocolate) horas após a inseminação artificial.

As explorações de suínos vêem-se confrontadas com o aparecimento de defeitos genéticos. Qual será a sua incidência e quais os defeitos mais frequentes?

Foi feito um ensaio sensorial com um painel treinado e um grupo de consumidores relativo ao odor e sabor à carne de animais imunucastrados quando comparado com a carne de machos inteiros, machos castrados cirurgicamente e fêmeas.


Para saber como a imunização contra o factor libertador de gonadotropinas (GnRF) afectava a qualidade da carcaça e da carne, o IRTA realizou um ensaio com o abate de vários animais.

Aqui são abordadas algumas das simples soluções que permitem solucionar problemas de infertilidade nas porcas.

Este é um estudo que compara os efeitos da imunocastração frente a porcos inteiros e fêmeas

Porquê e como fazer a indução de partos? Neste perito são vistas estas e outras situações em que esta se faz ou não.

A exploração, com um efectivo elevado de animais, estava a ter, desde há já bastantes dias, um elevado número de partos na gestação durante os fins de semana prévios à passagem das porcas para as salas de parto. A mortalidade destes partos era quase de 100%.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista