
EFSA intensifica campanha contra a Peste Suína Africana
A campanha 'Stop African Swine Fever' intensificada pelo terceiro ano consecutivo.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

A campanha 'Stop African Swine Fever' intensificada pelo terceiro ano consecutivo.

O controlo populacional destes animais é uma das melhores ferramentas para prevenir a Peste Suína Africana (PSA).

O Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação desenvolveu uma nova ferramenta para facilitar o auto-controlo, por parte dos produtores pecuários, do uso de antibióticos na luta contra as resistências antimicrobianas, dentro do Sistema Informático de Controlo de Prescrições Veterinárias de Antibióticos (PRESVET).

A Conferência Sectorial aprovou o Plano Estratégico 2022-2024 do Plano Nacional para fazer frente à Resistência aos Antimicrobianos (PRAN).

A detecção de muitos casos de PSA em Itália, nas Caraíbas e na Alemanha numa exploração de suínos situada junto à fronteira com a França mobilizou o sector suinícola e os actores dos territórios para preservar o país da entrada da doença.

Será proibida a venda de medicamentos veterinários que contenham estes anti-microbianos.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 197082 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?



Foi confirmado um foco de PSA em porcos domésticos na Baixa Saxónia, a principal zona produtora de suínos do país e a apenas 20 km dos Países Baixos.

No Reino Unido, a utilização total de antibióticos para suínos na exploração diminuiu 17%, uma redução total de 69% desde 2015.

O laboratório desempenha um papel crítico na monitorização e controlo internacional da Peste Suína Africana.

O relatório da Organização Mundial da Saúde Animal apresenta tendências promissoras na luta contra a resistência antimicrobiana, bem como na preservação da eficácia destes medicamentos essenciais.

As autoridades veterinárias negaram a presença de Febre Aftosa e Doença Vesiculosa em suínos.

O Departamento de Agricultura dos EUA está a lançar uma campanha para alertar, educar e ajudar a prevenir a introdução e possível propagação da PSA.


A Espanha implementou medidas de biossegurança para as explorações de suínos e um plano de gestão para as populações de javalis.

Danish Crown descontará 0,20 DKK/kg no caso de abater animais procedentes de explorações positivas para PRRS.

Os primeiros casos de Peste Suína Africana em suínos domésticos após a confirmação da doença em Itália, a 7 de Janeiro de 2022.

O Ministério da Agricultura anunciou que o Vietname conseguiu produzir, com êxito, a primeira vacina comercial, a nível mundial, contra a Peste Suína Africana.

O foco, com quase 2000 porcos, está situado na Grande Polónia, a maior região produtora de suínos do país.



A Organização Mundial de Saúde Animal analisou a actual situação global através do Sistema Mundial de Informação sobre Saúde Animal (WAHIS).

Existe uma exploração suinícola localizada a menos de três quilómetros do local onde foi encontrado o javali selvagem positivo para a PSA.

Após meses sem novos casos, a OIE comunicou dois surtos de Peste Suína Africana em explorações caseiras.

A fim de proteger o território francês, o Ministério da Agricultura e da Soberania Alimentar anunciou o reforço da vigilância sanitária em javalis.

Durante vários meses, não foram encontrados novos casos de Peste Suína Africana nas primeiras áreas afectadas nos distritos de Oder-Spree, Spree-Neisse e Dahme-Spreewald.

O foco afecta porcos de engorda numa exploração de produção biológica situada no Estado de Baden-Württemberg.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista