
Perú proíbe a entrada de produtos de suíno trazidos por viajantes
A entrada de bagagem que contenha produtos de origem suína representa um elevado risco de introdução da Peste Suína Africana

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

A entrada de bagagem que contenha produtos de origem suína representa um elevado risco de introdução da Peste Suína Africana

Essa é mais uma medida para evitar que a Peste Suína Africana (PSA) chegue ao país. A proibição é temporária.

Foram confirmado focos recentes em várias Províncias.

A grande maioria dos focos ocorreram em pequenas explorações com poucos suínos.

Os surtos de PSA em javalis e porcos domésticos continuam a aumentar mês a mês e excedem os valores de 2020.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 192379 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?



O levantamento do embargo pelo Japão é particularmente significativo para a Bélgica, uma vez que o Japão representa um mercado importante para o sector suíno belga.

Os EUA estão a preparar-se para estabelecer uma zona de protecção contra doenças de animais estrangeiros em Porto Rico e nas Ilhas Virgens dos EUA.

A campanha de consciencialização intitulada “Peste Suína Africana, aqui não!” chega às plataformas digitais do Mapa.

Um total de 33 países das Américas e Caraíbas concordaram em unir forças para apoiar a República Dominicana na implementação de acções para controlar e erradicar a Peste Suína Africana e prevenir a sua propagação.

Em última análise, este investimento ajudará a prevenir e minimizar os impactos negativos de COVID-19 e outras doenças emergentes e zoonóticas na saúde animal, economia, saúde pública e segurança alimentar.

A Amazonia faz fronteira com o Brasil e o Peru e, embora esses países estejam livres de PSA, o ICA está a fortalecer a fiscalização, a vigilância e o controlo para evitar a entrada da doença.


As duas zonas de restrição estabelecidas após os focos de Peste Suína Africana em explorações de suínos nos Distritos de Märkisch-Oderland e Spree-Neisse foram levantadas com efeito imediato.

A meados deste mês de Setembro, o Parlamento Europeu deverá votar a eventual proibição do uso, em animais, dos antibióticos de importância em humanos.

A fiscalização foi intensificada após a confirmação de casos da doença na República Dominicana.

Foram reportados, até agora, três surtos de PSA em explorações de suínos em 2021.

Duas explorações reportaram surtos de PSA até agora em 2021, afectando um total de 13.124 animais susceptíveis.

O Governo reforçou a desinfecção nas entradas e saídas do Leste, Norte e Sul do país para controlar a Peste Suína Africana.



Uma missão de técnicos da FAO, OIRSA e OIE reúnem-se com a Comissão Oficial contra a PSA no Ministério da Agricultura para colaborar na erradicação da doença.

Os dados da OIE confirmam a presença de amostras positivas em explorações caseiras já em Abril.

Tendo em conta a agravada situação da PSA em javalis, o Ministério eslovaco decidiu diminuir o efectivo destes animais.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e outras 21 organizações nacionais de 18 países da América Latina realizaram, de forma virtual, o estabelecimento de um comité continental para debater estratégias de prevenção à Peste Suína Africana na região.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) publicou recentemente um Guia para prevenir a transmissão de Covid-19 em empresas alimentares que actualiza a directriz provisória publicada em Abril de 2020.

Foram detectados casos suspeitos em Monte Plata, Espaillat e San Pedro de Macorís.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista