
Itália: confirmados primeiros casos de PSA em suínos domésticos
Os primeiros casos de Peste Suína Africana em suínos domésticos após a confirmação da doença em Itália, a 7 de Janeiro de 2022.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

Os primeiros casos de Peste Suína Africana em suínos domésticos após a confirmação da doença em Itália, a 7 de Janeiro de 2022.

O Ministério da Agricultura anunciou que o Vietname conseguiu produzir, com êxito, a primeira vacina comercial, a nível mundial, contra a Peste Suína Africana.

O foco, com quase 2000 porcos, está situado na Grande Polónia, a maior região produtora de suínos do país.

A Organização Mundial de Saúde Animal analisou a actual situação global através do Sistema Mundial de Informação sobre Saúde Animal (WAHIS).

Existe uma exploração suinícola localizada a menos de três quilómetros do local onde foi encontrado o javali selvagem positivo para a PSA.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 192379 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?



Após meses sem novos casos, a OIE comunicou dois surtos de Peste Suína Africana em explorações caseiras.

A fim de proteger o território francês, o Ministério da Agricultura e da Soberania Alimentar anunciou o reforço da vigilância sanitária em javalis.

Durante vários meses, não foram encontrados novos casos de Peste Suína Africana nas primeiras áreas afectadas nos distritos de Oder-Spree, Spree-Neisse e Dahme-Spreewald.

O foco afecta porcos de engorda numa exploração de produção biológica situada no Estado de Baden-Württemberg.

As elevadas densidades de javalis provocam danos na agricultura e na biodiversidade, acidentes de viação e um aumento do risco de doenças, como a PSA.

Para prevenir a Peste Suína Africana, serão implementadas apreensões dos pacotes internacionais para dissuadir a entrada de produtos cárneos de suíno no país.


O primeiro foco de Peste Suína Africana notificado pelo Nepal começou a 30 de Março de 2022.

O estudo fornece uma visão geral da situação do bem-estar animal e da utilização de antimicrobianos em toda a UE.

O financiamento ajudará o sector a aumentar a sua capacidade para lidar com emergências de saúde animal, incluindo a Peste Suína Africana.

O estatuto de área livre de Febre Aftosa sem vacinação para o Mato Grosso do Sul em 2023, vai garantir também que a suinicultura ganhe e amplie mercados de carne.

A Catalunha pediu medidas como a regionalização, o reforço dos controlos nos portos e aeroportos ou a entrada em funcionamento de um centro de limpeza e desinfecção na fronteira.

Lançamento de um novo portal web ActionAntibio dedicado às ações do EcoAntibio nos setores animais para combater a resistência aos antibióticos.



A campanha faz parte do projeto piloto de implantação do Plano Estratégico "Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC)".

A Peste Suína Africana foi confirmada num javali encontrado dentro do "Grande Raccordo Anulare".

Estudo sobre a avaliação do risco transfronteiriço da PSA no Sudeste Asiático, China, Timor Leste e Papua Nova Guiné para melhor compreender as diferentes vias de risco de (re)introdução.

Drones térmicos, equipas profissionais de procura e captura serão introduzidas nas zonas críticas de controlo da PSA.

O Grupo Operacional de Prevenção da Peste Suína Africana em Espanha (GO PREVPA), que foi apresentado em Novembro passado, já está em fase de execução e apresentou as linhas de trabalho.

Em Fevereiro, o Ministério da Defesa do Consumidor (MSGIV), o Ministério do Meio Ambiente (MLUK) e o distrito de Uckermark concordaram com o novo traçado da cerca permanente.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista