TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Principais medidas para controlo sustentável das populações de javali

O controlo populacional destes animais é uma das melhores ferramentas para prevenir a Peste Suína Africana (PSA).

25 Julho 2022
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Grupo Operacional para a Prevenção da Peste Suína Africana (GO PREVPA) apresentou um Decálogo que estabelece as principais medidas a serem levadas a cabo para o controlo sustentável das populações de javalis. O controlo da população destes suínos selvagens é uma das melhores ferramentas para prevenir a Peste Suína Africana (PSA) e, neste Decálogo, que está disponível para descarregar na web do Grupo Operativo, especifica quais e como são as medidas mais eficazes para o conseguir.

Abordado numa perspectiva transversal e envolvendo todos os sectores envolvidos na prevenção da PSA, o decálogo não se baseia apenas no controlo do número de javalis, mas também tem em conta outros tipos de acções, tais como a gestão de resíduos ou a interacção com explorações pecuárias vizinhas. Em cada uma das dez medidas, todas as acções que garantiriam o seu cumprimento efectivo são precisamente detalhadas.

Um dos principais objectivos deste Decálogo é a sensibilização para o importante papel que a actividade cinegética desempenha na gestão das populações de javalis. Por esta razão, o GO PREVPA considera muito importante envolver os caçadores na gestão e monitorização destes animais. O aumento da pressão e eficiência da caça é uma das medidas que a própria Comissão Europeia está a promover para controlar a densidade dos javalis selvagens.

Outras medidas eficazes têm a ver com a restrição do acesso dos javalis a resíduos não destinados ao consumo humano, principalmente às carcaças ou restos de caça desta espécie, ou a fontes de alimentos agrícolas.

O Decálogo também inclui medidas relacionadas com a sensibilização da sociedade e o envolvimento dos gestores da caça e do mundo rural na necessidade de regular as populações de javalis de uma forma sustentável, o seu controlo em terras alheias e a minimização do risco de cruzamento com porcos domésticos.

Da mesma forma, é também realçada a importância de realizar um controlo seguro dos movimentos dos javalis e aumentar a biossegurança durante a caça, bem como promover o valor da carne de caça, o que aumentaria o interesse dos caçadores por este animal selvagem.

12 de Julho de 2022/ Prevpa/ Espanha.
https://prevpa.com

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista