X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da densidade e da iluminação em parques de espera de suínos a diferentes temperaturas

Densidades muito elevadas a altas temperaturas e densidades muito baixas a baixas temperaturas afetam a qualidade da carne e o bem-estar animal.

9 Setembro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Objetivo: Este estudo investigou os efeitos das condições do parque de espera durante o período pré-abate no bem-estar dos suínos e na qualidade da carne.

Métodos: Um total de 3070 porcos em fase de acabamento foram alocados a um dos seis grupos, distribuídos por dois ensaios com um desenho fatorial 2 × 3, de acordo com a iluminação (inferior a 40 lux (BX), superior a 40 lux (AX)) e a densidade do parque (baixa, superior a 0,83 m2/100 kg; normal, 0,50–0,83 m2/100 kg; elevada, inferior a 0,50 m2/100 kg) com temperaturas elevadas, superiores a 24 °C; baixas temperaturas, inferiores a 10 °C.

Resultados: Os porcos alojados em alta densidade de parques apresentaram um comportamento menos agressivo e de aglomeração do que os porcos alojados em baixa densidade a baixas temperaturas. Os porcos alojados em alta densidade passaram mais tempo de pé e sentados e demonstraram maior agressividade do que os porcos alojados em baixa densidade a altas temperaturas. Os porcos alojados em alta densidade apresentaram um pH mais elevado em comparação com os alojados em baixa densidade a baixas temperaturas. A altas temperaturas, os porcos alojados em baixa densidade apresentaram pH, capacidade de retenção de água, perdas por gotejamento e perdas por cozedura mais elevados do que os alojados em alta densidade. A baixas temperaturas, os porcos alojados em baixa densidade apresentaram níveis de cortisol mais elevados do que os alojados em alta densidade. No entanto, os porcos alojados em baixa densidade apresentaram níveis de cortisol mais baixos em comparação com os alojados em alta densidade a altas temperaturas.

Conclusão: De acordo com os resultados obtidos, uma densidade de parque muito elevada (inferior a 0,50 m2/100 kg) a altas temperaturas e uma densidade muito baixa (superior a 0,83 m2/100 kg) a baixas temperaturas não são geralmente benéficas para a qualidade da carne ou para o bem-estar dos porcos.

Song D-C, Lee J-H, Yun W, Chang S-Y, Park S-H, Jeon K-H, Kim H, Cho J-H. Effects of Stocking Density and Illuminance in Lairage of Fattening Pigs in Different Temperatures. Animals. 2024; 14(15): 2145. https://doi.org/10.3390/ani14152145

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista