O Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação (MAPA) aprovou novas extensões da norma com o objectivo de reforçar a competitividade e a sustentabilidade de vários sectores da pecuária, incluindo o sector do porco ibérico, um dos mais emblemáticos do país.
As portarias, publicadas a 11 de Novembro de 2025 no Diário Oficial do Estado (BOE), foram propostas peça Organizações Interprofissionais e receberam parecer favorável do Conselho Geral das Organizações Interprofissionais Agro-Alimentares (OIA).

No caso do sector ibérico, a Associação Interprofissional do Porco Ibérico (ASICI) irá fazer a gestão da extensão da norma durante cinco anos, a partir de 2 de Janeiro de 2026. O plano inclui actividades promocionais para incentivar o consumo e o reconhecimento dos produtos do porco ibérico, o fomento da investigação e desenvolvimento (I&D), bem como a manutenção e melhoria do sistema informático ITACA, uma ferramenta fundamental para a rastreabilidade do porco ibérico. Inclui ainda o apoio ao cumprimento da norma de qualidade do porco ibérico, que regula a produção e a comercialização destes produtos.
O Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação (MAPA) sublinha que este tipo de medidas reforça a coesão e a coordenação no sector suinícola, melhorando a informação sobre a produção e os mercados e contribuindo para a sustentabilidade e transparência da cadeia de valor.
Para além do porco ibérico, foram também aprovadas extensões da norma para os sectores da ovinocultura e caprinicultura (Interovic), da avicultura (Avianza) e da caça (Asiccaza), com principal incidência na promoção, inovação e formação.
11 de Novembro de 2025 / Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação / Espanha. https://www.mapa.gob.es


