
A Rússia forneceu carne de porco à China no valor de mais de 100 milhões de dólares em 2024
Desde o início de 2024, as exportações de carne de porco russa para a China totalizaram cerca de 40 mil toneladas, valendo mais de 100 milhões de dólares.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

Desde o início de 2024, as exportações de carne de porco russa para a China totalizaram cerca de 40 mil toneladas, valendo mais de 100 milhões de dólares.

O Brasil é livre de Peste Suína Africana desde 1988 e mantém reconhecimento internacional, como livre da doença, emitido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Em geral, as condições actuais afastam a possibilidade de uma campanha de alto rendimento para o milho e para a soja, o que exigiria chuvas significativas para inverter a tendência negativa.

O Ministro da Agricultura, Luís Planas, apresentou ao Conselho de Ministros a Estratégia Alimentar Nacional como um quadro geral de políticas públicas destinadas a alcançar um sistema agro-alimentar e pesqueiro mais sustentável e competitivo.

O comércio agro-alimentar da UE atingiu níveis record, com exportações que totalizam 21,7 mil milhões de euros e importações de 16,2 mil milhões de euros.

A China procura implementar acções para economizar o uso de grãos na produção animal de forma a melhorar a sua eficiência e a redução do consumo de grãos.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 197428 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?

Das 1,3 milhões de toneladas métricas de carne importadas pelas Filipinas, a carne de porco foi a que apresentou o maior volume de importação, com 672000 toneladas.

Em comparação com o relatório de Dezembro, houve um corte importante na produção e nos stocks finais dos EUA, enquanto, para a China, se estimava uma maior colheita e menores importações. No que diz respeito à soja, projecta-se uma diminuição na compra e stocks finais a nível global, derivadas de uma menor previsão para a produção nos Estados Unidos.

A produção de carne de suíno da China diminuiu 1,5% em 2024.

Em 2025, o crescimento da produção mundial de proteínas animais será ligeiramente superior, impulsionado pelos produtos do mar e pelas aves de capoeira.

Os Ministros sublinharam a importância da bioeconomia circular para uma produção agroalimentar mais eficiente, competitiva e sustentável.

O acordo Mercosul-UE poderá gerar importantes mudanças no comércio do complexo soja argentino, que representa 49% das exportações do país para o mercado europeu. Este acordo, actualmente em processo de ratificação, inclui reduções progressivas dos direitos de exportação e a eliminação das tarifas de importação, melhorando o acesso ao estratégico mercado europeu.



A UE e o México concluíram as negociações para modernizar o seu Acordo Global, estabelecendo um quadro mais ambicioso para reforçar as suas relações políticas e económicas.

As exportações de carne de porco dos EUA em novembro registaram ganhos em relação ao ano anterior, de acordo com os dados divulgados pelo USDA e compilados pela Federação de Exportação de Carne dos EUA (USMEF).

Após a confirmação de um caso de febre aftosa na Alemanha, mais países adoptaram medidas para impedir a entrada da doença.

Embora o efectivo total de suínos tenha apresentado uma ligeira diminuição em relação a Setembro passado, os números foram superiores aos de Dezembro de 2023.

O número de explorações de porcos diminuiu 3,4%, ou seja, 600 explorações, num ano e 41,7%, ou seja, 11 200 explorações, numa comparação de dez anos.

Apoio record à Política Agrícola Comum da UE, com 70% a apoiar o seu papel na alimentação sustentável e 92% a valorizar o futuro da agricultura.



O excelente desempenho das exportações nos últimos anos está em linha com os esforços do sector em aumentar a penetração no mercado global, mesmo com a redução gradual (iniciada em meados de 2022) das importações por parte da China.

O Índice de Preços dos Cereais da FAO em Dezembro manteve-se relativamente inalterado em relação a Novembro. No conjunto do ano, o Índice ficou, em média, 13,3% abaixo do nível de 2023.

A produção suína da Tailândia aumentou no ano passado, à medida que o país recuperava da Peste Suína Africana. As importações e exportações de carne de porco aumentaram.

Uma previsão mais precisa dependerá de a China alargar a lista de fornecedores russos ou de continuar a incluir apenas três empresas.

O ano de 2025 inicia-se com cenários distintos nos mercados interno e externo de milho.

Em contraste, os preços da carne de porco diminuíram, influenciados por uma procura dos consumidores mais fraca do que o esperado na União Europeia antes das férias de Inverno.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista