
UE: exportações agro-alimentares atingiram níveis recorde em 2024
A UE continua a negociar com uma vasta gama de parceiros comerciais e a exportar um cabaz diversificado de produtos, o que contribui para a resiliência do sector.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

A UE continua a negociar com uma vasta gama de parceiros comerciais e a exportar um cabaz diversificado de produtos, o que contribui para a resiliência do sector.

Em comparação com o relatório de Março, as perspectivas para as exportações de milho dos EUA melhoraram e estimou-se um ligeiro aumento da produção de milho da UE, bem como um aumento das importações da UE. Quanto à soja, não foram feitos ajustamentos significativos às projecções.

Espanha assina um memorando com o Vietname que lança as bases do comércio bilateral, sendo as farinhas de carne a principal exportação espanhola.

No primeiro trimestre de 2025, a Espanha aumentou significativamente as suas importações de porcos vivos provenientes dos Países Baixos, tanto na categoria de leitão como na categoria de porcos para abate.

Estas são as primeiras estimativas oficiais baseadas em inquéritos sobre as intenções de plantação dos agricultores dos EUA em 2025.

A produção de soja da China deverá cair ligeiramente, enquanto as importações de soja deverão aumentar 2%.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 192999 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?

O Conselho de Estado rejeita o recurso da Cooperl contra a extensão das contribuições interprofissionais a favor do INAPORC.

O governo do Reino Unido levantou a proibição de importação de carne da Alemanha após o foco de Febre Aftosa.

O estudo Power of Meat de 2025 analisa as tendências de consumo de carne e aves em 2024, bem como os comportamentos, percepções e padrões de compra dos consumidores.

Em Março de 2025, observou-se uma redução no efectivo de porcas reprodutoras e porcos de engorda, que estaria a ser compensada pelo aumento do número de leitões desmamados por ninhada.

As cotações da carne de porco aumentaram na União Europeia depois da Alemanha ter recuperado o estatuto de país livre de Febre Aftosa.

Os preços globais do trigo, milho, sorgo e arroz caíram, enquanto os preços da cevada aumentaram ligeiramente.



Expectativas para a produção, consumo e comércio de carne de porco na Austrália até 2025.

A carne de frango foi a mais popular, enquanto o consumo de carne de porco praticamente estagnou nos últimos anos. A produção de carne voltou a aumentar pela primeira vez desde 2016.

Moscovo e Washington acordam medidas em matéria de segurança marítima, comércio agrícola e protecção das infra-estruturas energéticas.

O Secretário da Agricultura do México, Julio Berdegué, reuniu-se com o Ministro da Agricultura do Canadá, Kody Blois, para identificar oportunidades de colaboração no sector agroalimentar.

125 organizações pedem a Comissão Europeia uma estratégia alimentar integral baseada na ciência que valorize a pecuária na UE.

A Junta de Extremadura apoia a renovação da imagem da D.O.P. Dehesa de Extremadura para reforçar o valor do "jamón ibérico" no mercado nacional.



O Canadá reforça o programa AgriStability em resposta às tarifas impostas pela China aos produtos agrícolas e alimentares canadianos.

Os Ministros da Agricultura da UE sublinham a necessidade de uma PAC forte, rendimentos justos para os agricultores e inovação sustentável para garantir o futuro do sector agro-alimentar.

A China é o maior importador mundial de suínos reprodutores de raça pura.

A China, que liderou as importações globais de milho, trigo, cevada e sorgo na campanha 2023/24, reduzirá as suas compras quase para metade no ciclo actual, com as projecções a preverem novos declínios.

A Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural reafirma o seu compromisso com o reforço da suinicultura mexicana, com o objectivo de reduzir a dependência das importações e avançar para a auto-suficiência alimentar na produção de carne de porco.

A China renovou ou estendeu os registos de instalações por cinco anos a 365 estabelecimentos de carne de porco dos EUA.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista