Leia este artigo em:

Suplementação de resveratrol e qualidade da carne de porco

A suplementação de resveratrol nas dietas de engorda melhora a capacidade antioxidante do músculo.

5ª feira 22 Outubro 2015 (há 3 anos 11 meses 28 dias)
gosto

O resveratrol (RES) é um polifenol natural que se encontra em várias plantas e ervas medicinais. A sua actividade biológica inclui actividade antioxidante prolongada e efeito na regulação do metabolismo energético. Além disso, o RES pode promover a transição de um tipo de fibra muscular para fibras musculares mais oxidativas. O objectivo deste estudo foi avaliar os efeitos do resveratrol (0, 300, 600 mg/kg) sobre a qualidade da carne, características da fibra muscular e a capacidade antioxidante em porcos de acabamento. Para isso, foram utilizados um total de 24 porcos (Duroc x Large White x Landrace, PV de 78,1 kg) que foram alojados aleatoriamente em 3 grupos com 8 duplicados de 1 cada um. Os tratamentos consistiram numa dieta controlo (dieta basal) e uma dieta controlo reforçada com 300 mg ou 600 mg RES por kg de ração. O RES foi adicionado à dieta basal a expensas de amido de milho. A experiência durou 49 dias. O peso vivo individual e o consumo de alimento foram registados no final da experiência.

Os resultados mostraram que o resveratrol não só aumentou (P <0,05) o pH24h do músculo longissimus dorsi (LM), a*, proteína bruta e conteúdo de mioglobina mas também diminuiu (P <0.05) o L* 24 h, a força de corte, as perdas por gotejamento, o potencial glucolítico, assim como a profundidade da gordura dorsal, actividade lactato deshidrogenase do LM e nível de RNAm. Entretanto, a capacidade antioxidante total do LM, a actividade do glutatião peroxidase e o seu nível de mRNA incrementaram com o resveratrol, emquanto se reduziu o conteúdo de malonaldehído. Além disso, o resveratrol aumentou (P <0,05) a cadeia pesada da miosina nível (MyHC) IIa e mRNA e diminuiu (P <0,05) o nível MyHCIIb mRNA, junto com uma diminuição da área de secção transversal de miofibras. Nenhum efeito (P> 0,10) da suplementação com RES foi detectado no peso vivo e de carcaça, rendimento na carcaça, LA e espessura da gordura dorsal a nível da última costela.

Pôde ser concluido que o resveratrol é um aditivo para rações eficaz que pode melhorar a qualidade da carne de porco, o RES induz uma mudança para fibras musculares mais oxidativas e aumenta a capacidade antioxidante, enquanto diminuem as miofibras CSA e a oxidação dos lípidos do músculo, que pode servir como informação valiosa para a compreensão dos mecanismos subjacentes da alta qualidade da carne em resposta ao tratamento com resveratrol.

Zhang, C., Luo, J., Yu, B., Zheng, O., Huang, Z., Mao, X., He, J., Yu, J., Chen, J. and Chen, D. 2015. Dietary resveratrol supplementation improves meat quality of finishing pigs through changing muscle fiber characteristics and antioxidative status. Meat Science, 102; 15-21. doi:10.1016/j.meatsci.2014.11.014

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags