X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha confirma o primeiro caso de Peste Suína Africana

Os resultados positivos foram detectados em dois javalis encontrados mortos a 26 de Novembro em Bellaterra (Barcelona) e comunicados pelos serviços veterinários oficiais da Catalunha.

Localização dos 2 focos em javalis detectados na Catalunha (Fonte: MAPA)
Localização dos 2 focos em javalis detectados na Catalunha (Fonte: MAPA)
28 Novembro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os serviços veterinários oficiais do Governo da Catalunha notificaram o Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação sobre a detecção de dois javalis positivos para o vírus da Peste Suína Africana (PSA) em Bellaterra (Barcelona), onde foram encontrados mortos no dia 26 de Novembro. Estes resultados positivos, confirmados pelo Laboratório Veterinário Central de Algete (Madrid), representam a primeira detecção da doença em Espanha desde Novembro de 1994.

Os serviços veterinários oficiais foram notificados da descoberta de dois cadáveres de javali a aproximadamente 1 km de distância uma da outra, perto do campus da Universidade Autónoma de Barcelona. O manual operacional para o combate à Peste Suína Africana (PSA) foi activado. Isto inclui a delimitação da área infectada, a procura activa e o controlo oficial da remoção de cadáveres de javalis, a proibição da caça na área para evitar a deslocação de javalis para zonas livres da doença, a restrição de actividades não essenciais, o reforço da vigilância passiva e das medidas de biossegurança nas explorações de suínos e a realização de visitas oficiais a estas explorações, entre outras medidas.

A área inclui bosques de densidade moderada com uma população moderada de javalis, áreas residenciais, estradas locais e diversas vias rápidas e auto-estradas que circundam a zona afectada (ver mapa). Num raio de 10 km, existem 5 explorações comerciais de suínos, sendo a mais próxima a mais de 5 km de distância do local onde foram encontrados os javalis infectados. Num raio de 10 a 20 km, existem 34 explorações de produção e reprodução. A vigilância e o controlo da biossegurança foram reforçados em toda a área. As investigações sobre a possível origem da doença estão em curso.

mapa PSA Espanha

Neste sentido, o Ministério solicita que o sector reforce todas as medidas de biossegurança e vigilância nas explorações de suínos e javalis, bem como durante o transporte de animais. Reitera ainda a obrigação de comunicar quaisquer casos suspeitos aos serviços oficiais das comunidades autónomas, quer em explorações de javalis quer de suínos, em todo o país.

Como já foi referido, esta é a primeira deteção de Peste Suína Africana (PSA) em Espanha desde Novembro de 1994, o que resultou na perda do estatuto de país livre da doença pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), estatuto que tinha alcançado em 1995. Importa salientar que a PSA está presente na União Europeia desde a sua introdução nos países bálticos e na Polónia, proveniente da Rússia, em 2014. Actualmente, as populações de javalis e, em alguns casos, as criações de suínos domésticos estão afectadas num total de 13 países (Itália, Alemanha, Polónia, Estónia, Letónia, Lituânia, Eslováquia, República Checa, Hungria, Grécia, Roménia, Bulgária e Croácia). Desde que a doença chegou à UE, a Bélgica, a Suécia e a República Checa conseguiram erradicá-la depois de implementarem medidas rigorosas de controlo e vigilância nas populações de javalis, na sequência de saltos isolados de longa distância, como foi o caso detectado em Espanha.

Para mais informações sobre a doença, podem consultar a nossa secção especial PSA onde poderão encontrar, para além das últimas notícias relacionadas, a forma como se pode reconhecer a doença, como se transmite, imagens de lesões...

28 de Novembro de 2028/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es

Consulta o "guía de doenças" para mais informação

Peste Suína AfricanaA Peste Suína Africana é uma das doenças virais mais importantes nos porcos. É uma doença sistémica e é de notificação obrigatória na maioria dos países do mundo.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

FAQs

Se se chama Peste Suína Africana, isso significa que o vírus veio da África?

Este vírus foi detectado pela primeira vez no Quênia há mais de 100 anos, daí o seu nome. Desde então, espalhou-se por inúmeros países asiáticos e europeus, chegando até mesmo a nações insulares como o Haiti e a República Dominicana. No caso de Espanha, a possível origem do vírus está a ser estudada, mas este pode ter vindo de qualquer um dos muitos países afectados.

Gripe suína e Peste Suína Africana: são a mesma doença?

Não. A gripe e a PSA são doenças diferentes, causadas por vírus diferentes e com sintomas e consequências completamente distintos.

Artigos relacionados

Quatro anos de PSA em Itália: lições aprendidas e perspetivas

Quase quatro anos após a detecção do primeiro caso de peste suína africana em Itália, a epidemia continua a representar um desafio complexo para a saúde animal e para a gestão da vida selvagem no país. Desde janeiro de 2022, o vírus surgiu em quatro áreas geográficas distintas, todas resultantes de introduções independentes de origem antropogénica, ocorridas em diferentes momentos e em diferentes contextos ambientais.