Controlo ambiental e microclimático para o bem-estar dos suínos
Este artigo descreve algumas práticas para melhorar o controlo ambiental, incluindo os custos envolvidos na sua implementação.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Este artigo descreve algumas práticas para melhorar o controlo ambiental, incluindo os custos envolvidos na sua implementação.
Sabemos como comunicar o principal objectivo de uma recolha de dados correcta? Que pistas podem levar-nos a suspeitar que os dados não estão a ser correctamente direccionados?
No contexto actual de elevados custos de produção e de uma pressão crescente dos regulamentos ambientais, a produção de suínos enfrenta o desafio de equilibrar a eficiência da produção com a sustentabilidade ambiental e económica da indústria. Um factor chave nesta equação é o tamanho das partículas da ração, em que acções simples ao alcance do produtor podem alcançar melhorias significativas.
Josep Gasa e Josep Casanovas discutem, a partir das suas posições académicas e de campo, respetivamente, um estudo sobre o rendimento e o bem-estar de porcas expostas a enriquecimento ambiental auditivo.
O período de lactação, relativamente curto mas muito intenso, é sem dúvida uma fase chave na produção de suínos, tanto para os criadores como para os leitões. A fragilidade dos leitões e as elevadas exigências que os criadores enfrentam nesta fase tornam essencial a deteção precoce de problemas. Sabemos ler o que os animais nos dizem?
A fim de identificar os factores-chave para um maneio bem sucedido das porcas nos sistemas de cobrição e de liberdade, a Câmara de Agricultura da Região da Bretanha realizou um inquérito junto dos agricultores que já aplicam este sistema. Os resultados identificaram três estratégias que os produtores aplicam durante a semana após o desmame.
A indústria suinícola mundial é uma actividade dinâmica com constantes progressos, sendo um deles o aumento significativo da produtividade das fêmeas suínas. Este facto é evidenciado pelo aumento do número total de leitões nascidos e, consequentemente, do número de leitões desmamados. Esta evolução coloca também novos desafios, nomeadamente em relação ao superalimento mais importante da exploração: o colostro suíno. Perante isto, podemos perguntar-nos: é possível melhorar a qualidade do colostro através de estratégias nutricionais específicas?
Este criador criou uma barreira metálica móvel que, quando não está a ser utilizada, pode ser encostada à parede do pavilhão sem atrapalhar.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 170268 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Foram identificadas três alavancas motivacionais diferentes, cada uma correspondendo a um padrão comportamental específico: bifásico, súbito-violento e obsessivo.
Os animais dizem-nos o que estão a sentir, mas será que sabemos interpretar o que estão a dizer?
Após um surto de PRRS, as explorações que trabalham em bandas recuperaram mais cedo, apresentaram um tempo mais curto para a estabilidade e menores perdas totais de leitões do que as explorações que trabalham em bandas semanais.
Porquê induzir a puberdade? Se decidir induzir a puberdade, o que tenho de fazer e quando?
Iniciamos uma série de artigos que nos levarão a abordar uma nova realidade já implementada em várias explorações em Espanha e em processo de implementação noutras: as bandas de 5 semanas.
A procura constante de soluções para os desafios em matéria de maneio, saúde, reprodução, nutrição e alimentação, e suas interações, deve ser uma premissa técnica se quisermos maximizar o potencial genético das nossas explorações.
O risco de um surto de PRRS é 12 vezes maior durante os primeiros 15 dias após o esvaziamento de fossas e lagoas, em comparação com o resto do ano.
Palha é o melhor material de enriquecimento para satisfazer as necessidades dos porcos.... como é que o fornecemos?
Este truque explica como adaptar um pavilhão normal às necessidades específicas do desmame.
Nesta série de artigos, pudemos discutir os principais conceitos de segurança e medidas preventivas para garantir a segurança e a qualidade das rações.
É uma questão de ter em conta o bem-estar dos animais, mas também a ergonomia no trabalho, o respeito pelo ambiente e as expectativas da sociedade.
O nosso objetivo deve ser a perenidade das explorações, para que as gerações seguintes se sintam atraídas pela rentabilidade que conseguimos obter.
As consequências da não castração dos suínos sobre a taxa de peças de presunto não estruturadas não são bem conhecidas. Um estudo da IFIP mostra que a frequência deste defeito é de cerca de 19%.
Eis um truque simples para bloquear a passagem entre o interior e o recinto exterior, facilitando o maneio dos porcos.
Josep Gasa e Josep Casanovas comentam, a partir das suas posições académicas e de campo, respetivamente, um estudo recente sobre o efeito da ingestão de alimentos após o desmame.
A opinião do Dr. Pejsak sobre o corte da cauda: justifica-se de um ponto de vista ético e pode ser evitado de um ponto de vista prático?
No artigo anterior, ficámos a conhecer o conceito de segurança alimentar, o seu impacto na produção de suínos e a responsabilidade da indústria de alimentos compostos para animais na cadeia alimentar. Agora, o foco será a forma de aplicar este conceito na prática, no âmbito do processo de produção de alimentos compostos para animais.
Concentramo-nos em fazer movimentos dos leitões excedentários, o que nos obrigará a criar porcas aleitantes. Explicamos as duas formas num vídeo muito explicativo.
Neste caderno de registo, cada página corresponde a uma semana do ano, na qual são registados todas as cobrições efectuados durante a semana.
Em França, a proibição da castração de suínos sem tratamento da dor, ou seja, sem anestesia, está em vigor desde 1 de Janeiro de 2022, o que levou ao desenvolvimento da produção de suínos machos inteiros. A principal dificuldade deste tipo de produção reside no risco de aparecimento de odores desagradáveis na carne destes animais.
Uma introspeção profunda do ponto de vista do nosso pessoal.
O suinicultor decidiu converter um pavilhão, que antes usava para engorda, para fazer a fase final de crescimento das futuras reprodutoras. Para isso adaptou os comedouros de alimentação líquida para o uso de ração seca a semi-ad libitum.
Propomos um indicador mais directo para analisar e ponderar os problemas reprodutivos de uma exploração.
Explicamos as 3 regras básicas para decidir se e quando fazer adopções e porcas adoptantes.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 170268 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista