Matérias-primas - Situação do mercado em julho 2025
Estamos longe de conseguir influenciar as intenções do presidente russo ou de tentar pacificar e resolver o conflito na Ucrânia, enquanto também foi favorecida a posição israelita em relação às atuais terras em Gaza. A situação no Médio Oriente tornou-se extremamente complicada após o início do conflito entre Israel e o Irão.
O cenário mais problemático para os mercados seria um eventual bloqueio do Estreito de Ormuz por parte do Irão, uma artéria fundamental para o fornecimento global de petróleo e gás do Médio Oriente para o resto do mundo. Além disso, o Irão poderia atacar uma das várias bases militares americanas localizadas na região.
O Estreito de Ormuz, com uma largura entre 33 e 95 km, é uma passagem estratégica que liga o Golfo Pérsico ao Mar Arábico e ao Golfo de Omã. O Irão e o Omã, enquanto países costeiros, partilham direitos territoriais sobre as suas águas. A sua principal importância reside no facto de ser uma artéria fundamental para o transporte de recursos energéticos provenientes do Médio Oriente.
Outra consequência adicional e previsível do início das hostilidades por parte dos EUA é o fortalecimento do dólar.
PRINCIPAIS GRÃOS DO MUNDO
- TRIGO: Globalmente, o relatório do Conselho Internacional dos Cereais mostra um crescimento na produção, comércio e consumo global de trigo, que deverá ser sustentado por níveis de preços competitivos ao longo da colheita. Se tal ocorrer, os stocks finais serão reduzidos pelo quarto ano consecutivo para 262 milhões de toneladas.
- MILHO: A produção global de milho continua a crescer todos os anos graças ao aumento da área plantada em regiões como a América do Sul e a Europa de Leste, mas principalmente graças às variedades de maior produtividade e resistência às pragas nas regiões de cultivo mais desenvolvidas.
- FARINHA DE SOJA: Analisando o balanço global da soja, podemos confirmar o crescimento significativo a nível mundial na atual campanha 2024/25, onde temos +25 milhões de toneladas, e principalmente considerando que as projeções para a próxima campanha ultrapassariam as 428 milhões de toneladas, novamente considerando as culturas sul-americanas que serão cultivadas no final de 2025.
https://my.elanco.com/es/centro-de-informacao/salud-nutricional-materias-primas
Produtos
Contacto:
Contacte connosco através do seguinte formulário.