
UE: A segurança alimentar no centro do debate sobre a PAC pós-2027
Os ministros apoiam uma PAC mais flexível e orientada para o mercado, com pagamentos directos mais bem direccionados para reforçar a segurança alimentar após 2027.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

Os ministros apoiam uma PAC mais flexível e orientada para o mercado, com pagamentos directos mais bem direccionados para reforçar a segurança alimentar após 2027.

Em Setembro de 2025, o abate de suínos aumentou 1,7% face ao ano anterior, enquanto a cotação dos porcos desceu abaixo do nível dos 2 €/kg.

Os Estados Unidos dependem fortemente da importação de vitaminas e aminoácidos, a maioria proveniente da China. Isto representa riscos tanto para a estabilidade da cadeia de abastecimento como para a segurança alimentar nacional.

A Bélgica apela a uma resposta unificada para evitar distorções no mercado da carne de porco da UE.

As últimas estimativas trimestrais do AHDB para o custo de produção e margem líquida da carne de porco foram publicadas para o 3º trimestre de 2025.

O resultado apresenta-se estável quando comparado com o volume estimado na primeira estimativa da Conab para a actual campanha.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 192999 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?

O objectivo é reduzir a burocracia no comércio de produtos agrícolas entre a UE e o Reino Unido, alinhando as normas sanitárias e fitossanitárias.

O Índice de Preços de Cereais da FAO caiu 1,3% em relação a setembro.

O acordo permitirá que as exportações das zonas francas continuem em caso de foco de Peste Suína Africana em Espanha.

Os preços foram influenciados pelo tradicional aumento da procura no início de mês.

O pacote reduz a burocracia, simplifica os regimes de pagamento e aumenta a competitividade dos agricultores.

Quedas acentuadas nos preços da carne de porco e de aves impulsionaram a redução após oito meses consecutivos de alta.



Os acordos comerciais da UE aumentam a resiliência e a competitividade dos operadores económicos da UE.

O director-geral do matadouro de Perleberg, Ringo Beinroth, anunciou o encerramento numa carta dirigida ao governador do distrito de Prignitz, em Brandemburgo.

Esta medida visa estabilizar os preços, proteger os produtores locais e salvaguardar os consumidores no meio da persistente volatilidade do mercado da carne de porco.

Os contratos para exportações em 2026 regressaram a patamares negativos, movimento que não era observado desde Julho deste ano.

Foram assinados acordos referentes à carne de porco com a Malásia e o Cambodja, bem como estruturas para acordos de comércio recíproco com a Tailândia e o Vietname.

O novo escritório facilitará o trabalho com intermediários locais para garantir o acesso dos produtos cárneos canadianos.



A França e o Japão concluíram um acordo para a criação de zonas sobre a Peste Suína Africana (PSA) a 29 de Outubro de 2025.

As importações chinesas de produtos de carne de porco de janeiro a setembro de 2025 permaneceram estáveis em comparação com o ano anterior. As importações de miúdos mantiveram o seu volume e superaram as importações de carne.

EUA chegam a acordo com a China sobre relações económicas e comerciais.

O excedente comercial agro-alimentar da UE foi 19% superior ao de Junho, mas inferior ao do mesmo mês do ano passado.

Mais de vinte organizações europeias apelam a uma revisão do Regulamento da União Europeia sobre Desflorestação (EUDR) devido à incerteza jurídica e ao risco de interrupções no fornecimento de matérias-primas, incluindo a soja.

O mercado sul-coreano está novamente aberto à carne de porco e produtos derivados da Alemanha.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista