Leia este artigo em:

Efeito da suplementação extra de metionina na dieta sobre qualidade da carne de porco

O objectivo deste estudo foi determinar os efeitos da suplementação com ácido 2-hidroxi-4 (metiltio) butanóico na dieta em níveis bem acima das exigências de aminoácidos sulfurados em porcos de engorda.

5ª feira 7 Fevereiro 2019 (há 6 meses 14 dias)
gosto

Os efeitos da metionina (Met) na dieta em níveis mais elevados do que as necessidades de crescimento e suas consequências na composição muscular e na qualidade da carne não foram estudados extensivamente. No entanto, foi colocada a hipótese que uma suplementação dietética a curto prazo com Met como HMTBA (ácido 2-hidroxi-4 (metiltio) butanóico) em porcos de engorda poderia influenciar a qualidade da carne de porco sem afectar o desempenho de crescimento ou características da carcaça.

O objectivo deste estudo foi determinar os efeitos da suplementação com HMTBA na dieta em níveis bem acima das exigências de aminoácidos sulfurados em porcos de engorda sobre o desempenho de crescimento, composição corporal, propriedades bioquímicas dos músculos e qualidade da carne. Para este propósito, um total de 45 porcas cruzadas ((Large White × Landrace) × Pietrain) foram colocadas num dos 3 tratamentos dietéticos: dieta controlo (grupo CON), formulada para atender todas as necessidades nutricionais ou uma dieta suplementada com HMTBA, um valor Met calculado 3 vezes maior (grupo Met3, 0,66% Met) ou 5 vezes maior (grupo Met5, 1,10% Met) que na dieta CON. A dieta controlo foi administrada aos três grupos desde aproximadamente 70 kg e até 14 dias antes do abate (aproximadamente 105 kg), sendo que a dieta controlo ou dietas Met continuaram a ser oferecidas até ao abate.

Nem o desempenho de crescimento, o ganho médio diário, o consumo médio diário e a taxa de conversão diferiram entre os tratamentos dietéticos. Da mesma forma, a composição da carcaça não se alterou entre os grupos dietéticos. Em relação à composição bioquímica muscular, as dietas suplementadas com Met não afectaram o conteúdo de água, proteína ou mioglobina do músculo longissimus (LM), mas sim o conteúdo de gordura intramuscular, que foi menor nos porcos Met5 do que nos CON e Met3. Em relação à capacidade antioxidante e à qualidade da carne, os porcos que receberam o tratamento com Met5 apresentaram menores níveis de TBARS e glutationa, juntamente com maior pH final e menor gotejamento, luminosidade e tonalidade no LM, em comparação com os porcos CON e Met3.

Em conclusão, a ingestão extra de metionina na dieta melhorou a qualidade tecnológica do presunto nos grupos Met3 e Met5. Portanto, a suplementação dietética com HMTBA em altas doses melhorou a qualidade da carne de porco sem prejudicar o crescimento ou características da carcaça.

Lebret, B., Batonon-Alavo, D. I., Perruchot, M. H., Mercier, Y., and Gondret, F. "Improving pork quality traits by a short-term dietary hydroxy methionine supplementation at levels above growth requirements in finisher pigs." Meat science 145 (2018): 230-237. https://doi.org/10.1016/j.meatsci.2018.06.040

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags