Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Ministro espanhol detalha possíveis impactos no comércio após surto de PSA

O Ministro detalhou, em conferência de imprensa, os possíveis impactos no comércio de carne de porco espanhola após a confirmação de Peste Suína Africana (PSA) em javalis na passada sexta-feira.

1 Dezembro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Ministro da Agricultura informou, no passado sábado, em conferência de imprensa, sobre a situação da PSA no país e como o Ministério está a trabalhar para minimizar as consequências comerciais do aparecimento da doença.

Espanha exporta anualmente aproximadamente 8,8 mil milhões de euros em produtos de porco para 104 países, dos quais 5,1 mil milhões de euros (58%) são destinados à União Europeia. O Ministro sublinhou que as exportações para a UE permanecem inalteradas, excepto num raio de 20 km dos locais onde foram encontrados os dois javalis infectados, de onde as exportações estão proibidas.

Em relação aos mercados de Países Terceiros, as exportações ascendem a 3,7 mil milhões de euros, dos quais 1,1 mil milhões correspondem ao mercado chinês. Dos 104 países, 44 exigem requisitos sanitários específicos para a Peste Suína Africana, dos quais 24 reconhecem a regionalização e 20 não.

Entre os principais destinos, países como a China, Filipinas, Coreia do Sul, Reino Unido e Sérvia reconhecem a regionalização, o que permite limitar o impacto comercial. No caso da China, a regionalização ocorre a nível provincial; nos restantes países, o tipo de delimitação geográfica depende de cada acordo assinado e deve ser negociado individualmente pelo Ministério. No entanto, outros mercados importantes — como o Japão, a Malásia, Taiwan, o Vietname e o México — não a aceitam.

Actualmente, cerca de um terço dos 400 certificados de exportação estão temporariamente bloqueados. O Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação (MAPA), juntamente com os gabinetes comerciais e as conselharias agrícolas, está a trabalhar para reabrir os mercados e minimizar as perdas económicas.

O ministro destacou a importância estratégica do sector suinícola espanhol para a economia, uma vez que representa 40% da produção pecuária total e 17% da produção agrícola total. Espanha é o principal produtor de carne de porco da UE e o terceiro maior do mundo, com 44500 explorações agrícolas e uma produção anual de 4,9 milhões de toneladas, das quais são exportadas aproximadamente 2,7 milhões de toneladas (1,2 milhões para fora da UE e 1,5 milhões para dentro da UE).

Sábado, 29 de Novembro de 2025/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es/

Consulta o "guía de doenças" para mais informação

Peste Suína AfricanaA Peste Suína Africana é uma das doenças virais mais importantes nos porcos. É uma doença sistémica e é de notificação obrigatória na maioria dos países do mundo.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados