X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha: aumento do preço médio da carcaça de suíno em 2013

No caso da carcaça de suíno classe E, o preço médio aumentou 11,4% em 2013 relativamente ao ano anterior.

20 Janeiro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente publicou o relatório completo sobre a evolução semanal dos mercados nacionais dos produtos pecuários correspondente ao ano 2013.

Tal como apresenta o relatório, o ano 2013 foi positivo, de uma forma geral, para os sectores pecuários, e caracterizou-se por uma estabilidade e por níveis de preços que, na grande parte dos sectores, superaram os registados em anos anteriores.

Assim, en el caso de la carne de porcino clase E, el precio medio de la canal se ha incrementado en 2013 en un 11,4 por ciento con respecto al año anterior. Também se registaram subidas generalizadas em todas as categorias da carne de bovino, destacando-se o caso das novilhas, com 4% ou os novilhos de pasto, com 14,7%.

Muito assinalável é também o dado do leite, com subidas muito significativas tanto no de vaca (+10,3% na média anual), como no leite de ovelha e cabra (9% acima da média de 2012), e a carne de coelho com um aumento de 6,8% relativamente aos níveis de 2012.

A combinação desta situação, juntamente com a redução dos custos da alimentação, propiciou uma melhoria notável da rentabilidade das explorações, em particular, no caso dos bovinos de carne, de leite, o cunícola e de suíno.

Suíno

O precio médio da carcaça Classe E para o ano 2013 no mercado espanhol foi de 1,936 €/Kg, 11,4% superior ao de 2012, atingindo um máximo histórico na semana 35 (última do mês de Agosto) com um valor de 2,171€/Kg carcaça. Por sua vez, o referido preço foi superior em 11,3% ao do mercado alemão e 10,3% relativamente à média comunitária.

precios porcino 2013

Efectivamente, durante todo o ano 2013 as cotações espanholas mantiveram-se, com diferença, no nível mais alto do ranking quando comparadas com as dos seus principais competidores. Durante o primeiro trimestre de 2013, o preço seguiu uma trajectória muito similar, em linhas gerais, à dos dois anos anteriores ainda que a um nível bastante superior aos mesmos. Após o retrocesso da última semana de Março e a recuperação da primeira de Abril, a cotação tem uma descida sustentada até meados do mês de Maio. Inicia-se, a partir de então, uma importante escalada que toca o tecto a finais de Agosto, tal como se disse anteriormente. Com isto, tal como sucedera em 2012, o máximo anual deslocou-se, desde o ponto de vista estacional, para o final do Verão. No decurso do último trimestre tem lugar uma descida continua do preço para, após uma que outra subida, terminar o ano em níveis próximos aos de 2012. Finalmente devemos citar que também durante boa parte do ano 2013 se registaram valores record no custo das matérias-primas.

Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2014/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista