Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha: Mercolérida regista mais uma descida excepcional no preço do porco

Mais uma descida extraordinária na Mercolérida: os preços do porco caem 10 cêntimos pela segunda vez esta semana, num mercado pressionado pela Peste Suína Africana (PSA) e pela desaceleração das exportações.

5 Dezembro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Mercolérida voltou, esta 5ª feira, a aplicar mais uma descida excepcional da cotação, num contexto profundamente afectado pelo surto de Peste Suína Africana (PSA) em Espanha e pelo consequente impacto nas exportações.

A Mesa de Cotações do Porco, reunida no seu horário habitual, acordou reduzir o preço dos porcos vivos em 10 cêntimos, o preço das porcas de refugo em 6 cêntimos e o preço dos leitões em 5 euros.

Estas descidas somam-se aos ajustamentos extraordinários aplicados no início da semana, quando a Mercolérida decidiu rever, excepcionalmente, as cotações fixadas na 5ª feira anterior. Esta é a segunda vez, em poucos dias, que o mercado ultrapassa o limite máximo de variação de preço de 6 cêntimos para o porco, um mecanismo que só é alterado em circunstâncias muito excepcionais.

A situação actual é marcada por uma incerteza significativa na sequência da confirmação do primeiro foco de Peste Suína Africana (PSA) no país e da suspensão imediata das exportações para mercados fora da União Europeia. Estes factores pressionaram a oferta e a procura e obrigaram a uma reavaliação dos preços de referência em todo o sector.

É de salientar que, antes da detecção oficial da doença na passada 6ª feira, a Mercolérida já tinha implementado uma redução adicional de preço de 1,4 cêntimos. Somando todos os ajustamentos efectuados desde a 5ª feira anterior, o preço do porco acumulou uma desvalorização total de 21,4 cêntimos em apenas uma semana.

5 de Dezembro de 2025/ Mercolleida/Espanha.

Consulta o "guía de doenças" para mais informação

Peste Suína AfricanaA Peste Suína Africana é uma das doenças virais mais importantes nos porcos. É uma doença sistémica e é de notificação obrigatória na maioria dos países do mundo.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados