Espanha e China reforçaram a sua cooperação agroalimentar com a assinatura de três novos protocolos que beneficiam os setores da carne de porco e das pescas, durante a visita de Estado do Rei e da Rainha de Espanha à República Popular da China. Estes acordos alargam as oportunidades comerciais para as indústrias espanholas de carne de porco, pesca e aquicultura.
Um dos protocolos mais importantes, devido ao seu impacto estratégico no setor suíno, é o protocolo de regionalização da Peste Suína Africana (PSA), que entra em vigor após a sua assinatura. Este acordo estabelece o zoneamento e a compartimentação mutuamente reconhecidos por ambos os países, representando um passo crucial para a gestão sanitária e comercial em caso de surtos.

Graças a este protocolo, se for detetado um foco de PSA numa área específica de Espanha, as exportações seriam suspensas apenas da área afetada, enquanto as exportações das regiões declaradas livres da doença permaneceriam abertas. Este sistema, conhecido por regionalização, permite a continuidade do comércio internacional e protege a estabilidade económica do setor.
O setor suíno espanhol ocupa uma posição estratégica no comércio internacional devido à sua produção, qualidade e capacidade de exportação. Em 2024, as exportações espanholas de carne de porco para a China atingiram as 540 mil toneladas, avaliadas em mais de 1,097 mil milhões de euros. Até à data, a China continua a ser o principal destino das exportações espanholas de carne de porco.
12 de novembro de 2025/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es


