O Ministério do Comércio da República Popular da China (MOFCOM) publicou as tarifas finais que serão aplicadas às empresas europeias exportadoras de carne de porco durante os próximos cinco anos e que se encontram em vigor desde ontem, dia 17 de Dezembro.
Após uma investigação sobre concorrência desleal iniciada em 2024, o Ministério do Comércio chinês confirmou que irá impor tarifas até 19,8% sobre a carne de porco proveniente da União Europeia (UE). Estas tarifas são significativamente inferiores às tarifas provisórias anunciados no passado mês de Setembro pela China, que atingiam os 62,4 %.

Em concreto, de acordo com a lista de empresas , as tarifas finais são de 4,98% para a empresa espanhola Litera Meat, 18,68% para a empresa dinamarquesa Danish Crown e 19,8% para a empresa holandesa Vion. Além disso, as empresas consideradas parceiras de cooperação — incluindo a maioria das espanholas — estarão sujeitas a uma tarifa de 9,8%, o que representa uma redução de 50% face à taxa provisória actualmente em vigor.
Todas as empresas portuguesas, que estão autorizadas a exportar carne de porco e seus produtos para a China, irão ter uma tarifa de 9,8%, quando em Setembro se apontava para uma tarifa de 20%.
16 de Dezembro de 2025/ MOFCOM/ China.
https://www.mofcom.gov.cn

