Este reconhecimento é o resultado dos esforços conjuntos entre o México, a indústria cárnea nacional e o Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agro-Alimentar (SENASICA). Permite que as empresas mexicanas certificadas pela autoridade sanitária exportem produtos cárneos para o Canadá sob os mesmos padrões de segurança alimentar aplicados no mercado interno.
No primeiro trimestre de 2025, a Agência de Inspecção Alimentar do Canadá (CFIA) realizou uma auditoria a oito estabelecimentos TIF para verificar a equivalência do sistema de inspecção mexicano. Após a avaliação técnica, concluiu-se que os processos aplicados no México garantem a produção de produtos cárneos seguros, fiáveis e rotulados, em conformidade com as normas sanitárias canadianas.

Este reconhecimento não só garante a continuidade das exportações dos 58 estabelecimentos TIF atualmente autorizados, como também abre portas para que mais matadouros mexicanos entrem no mercado canadiano, considerado um dos mais exigentes do mundo.
O sistema TIF, uma certificação concedida pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do SENASICA, garante que os estabelecimentos que processam produtos cárneos no México cumprem rigorosas normas sanitárias para garantir a segurança e a qualidade dos produtos. Esta rede de matadouros abastece grande parte do mercado interno e exporta para mais de 65 países, consolidando-se como um pilar da indústria cárnea mexicana.
6 de Agosto de 2025 | Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural | México | https://www.gob.mx/agricultura/