X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Varrascos terminais PIC®: critérios genéticos

O melhoramento genético é fundamental para a produção pecuária, desempenhando um papel essencial para alcançar um modelo de produção de suínos moderno, eficiente e sustentável.

Os programas de seleção desenvolvidos pelas empresas de melhoramento genético têm como objetivo fundamental acelerar o progresso genético, para posteriormente disseminar este melhoramento comercialmente e assim aumentar a rentabilidade do produtor.

Os pilares do programa genético PIC podem ser resumidos da seguinte forma:

  • implementação em larga escala da seleção genómica;
  • vasta recolha de dados comerciais, com forte ênfase no crescimento eficiente e rusticidade;
  • aumento de populações de elite grandes e diversificadas.

A combinação destes elementos explica as rápidas melhoras observadas na rusticidade, no crescimento mais rápido e eficiente e no elevado valor da carcaça. No entanto, o aumento do potencial genético gerado não seria observado nas explorações sem avanços na nutrição, biossegurança, instalações e gestão da exploração.

Seleção genómica

Após a introdução do BLUP em 1991, o próximo grande marco no melhoramento e seleção animal foi a introdução da Seleção Genómica Baseada nas Relações (RBGS). A implementação da seleção genómica baseia-se na incorporação de informação de ADN, constituída por milhares de sítios genómicos de todos os animais nascidos nos núcleos de reprodução, em avaliações genéticas para estimar o valor genético do efetivo reprodutor. A PIC utiliza a seleção genómica em todas as suas linhas de produtos desde 2013, o que aumentou em 35% a precisão com que são identificados indivíduos geneticamente superiores. O aumento da precisão resultante da incorporação de informação genómica foi fundamental para alcançar as elevadas taxas de progresso genético observadas nos últimos 10 anos.

Atualmente, a PIC genotipa mais de 400.000 animais por ano, incluindo 100% de machos puros de explorações de elite ao nascimento e 100% de fêmeas ativas nessas explorações.

Por outras palavras, cada macho terminal produtor de doses de sémen, os seus progenitores (pai e mãe) e os seus irmãos em produção foram genotipados. Esta estratégia de genotipagem em larga escala está associada a avaliações genéticas altamente precisas para todas as características incluídas no programa de melhoramento.

Programa GNX: Maior enfase na seleção por crescimento e rusticidade

As avaliações genéticas PIC não incluem apenas os dados medidos no núcleo genético (o que constituiria um programa de seleção básico). Há mais de 20 anos que, em todas as linhas terminais, esta informação é combinada com dados de animais criados e abatidos em condições comerciais, com um elevado grau de parentesco com os candidatos à selecção localizados no núcleo genético. Especificamente, os seguintes caracteres são medidos com grande precisão:

  • rusticidade: como a sobrevivência durante toda a fase produtiva, defeitos (hérnias umbilicais, hérnias escrotais, criptorquidia);
  • caracteres de qualidade de carcaça e de carne.

Esta estratégia permite à PIC selecionar futuros reprodutores dentro dos seus núcleos genéticos com base no rendimento dos seus parentes em sistemas comerciais. Mais de 150.000 animais criados comercialmente passam pelo programa GNX todos os anos.

O objetivo do programa GNX é obter informações sobre o comportamento animal em condições comerciais, onde normalmente se encontram as explorações dos nossos clientes, e dar maior ênfase à melhoria da rusticidade e da qualidade da carcaça.

Tendência genética para a sobrevivência na engorda. A redução da mortalidade na engorda, medida como o aumento da sobrevivência dos leitões desde o desmame até ao abate, é uma das características que mais beneficia dos dados gerados pelo programa GNX. O gráfico mostra como o potencial de sobrevivência aumentou 3,5% nos últimos 10 anos.
Tendência genética para a sobrevivência na engorda. A redução da mortalidade na engorda, medida como o aumento da sobrevivência dos leitões desde o desmame até ao abate, é uma das características que mais beneficia dos dados gerados pelo programa GNX. O gráfico mostra como o potencial de sobrevivência aumentou 3,5% nos últimos 10 anos.
Programa GNX
Programa GNX

Fenotipagem Digital: A PIC incorporou recentemente a fenotipagem digital no seu programa de melhoramento genético para aumentar a objetividade e a precisão das avaliações dos aprumos. Esta ferramenta é mais objetiva e precisa do que as avaliações tradicionais dos aprumos, resultando num aumento significativo da herdabilidade e, portanto, numa taxa mais rápida de melhoria dos aprumos dos seus reprodutores.

Aumento de censo de reprodutores elite

Nos últimos cinco anos, o tamanho da população nas explorações Elite dedicadas à melhora das linhas macho terminais duplicou, com uma expansão particularmente notável no número de mães Duroc, que aumentou dez vezes em todo o mundo para acelerar a melhora das linhas PIC800 e PIC280.

Um maior número de reprodutores em posição de elite potencia muito a eficiência do programa de melhoramento porque:

  • permite uma maior intensidade de seleção, que é um dos parâmetros-chave para a velocidade do melhoramento;
  • populações maiores e mais diversas implicam maior variabilidade e, por conseguinte, maior capacidade de seleção para os caracteres características. Desta forma, temos maior probabilidade de detetar animais de elevado valor para caracteres tradicionais e para novos caracteres que vão sendo atualizados no programa de melhoramento;
  • ter populações localizadas em diferentes explorações, países e continentes gera maior contingência ou produção diversificada, baseada na presença de animais de genética de elite de cada linha, para que o fornecimento de animais de elevado valor genético se possa manter, mesmo em situações de desafios sanitários e geopolíticos que possam perturbar a cadeia de fornecimento.

Programas de melhora das linhas terminias: a eficiência e qualidade não têm por que ser incompatíveis

Os programas de melhoramento para as linhas terminais PIC podem ser divididos em dois grandes grupos com base nos seus objetivos de seleção:

  • programas de melhoramento para as linhas PIC337, PIC800 e PIC408 estão altamente focados na melhoria rápida e contínua de características diretamente associadas à rentabilidade total do sistema, como a taxa de crescimento, a conversão alimentar e a rusticidade, entre outras, mantendo a qualidade ótima da carne;
  • a linha PIC280, no entanto, tem uma abordagem diferente, uma vez que o principal objetivo é melhorar os caracteres de qualidade da carne, como a gordura intramuscular, a tenrura e o pH, sem sacrificar a eficiência da produção.
Objetivos de Seleção nas Linhas Terminais PIC
Objetivos de Seleção nas Linhas Terminais PIC

Estes exemplos de objectivos de selecção em diferentes linhas demonstram que um programa de melhoramento moderno, independentemente da linha macho terminal, deve concentrar-se na geração de um produto final equilibrado e altamente rentável tanto para o produtor como para a unidade de transformação. Para atingir este objetivo, os programas para cada linha terminal incluem aproximadamente 20 características que podem ser agrupadas em quatro grupos principais:

  • velocidade e eficiência de crescimento;
  • rusticidade (especialmente sobrevivência na engorda);
  • características da carcaça;
  • qualidade da carne.

A melhoria simultânea de todas estas características pode ser conseguida através de programas modernos de melhoramento genético, apoiados por investimentos significativos em dimensão e diversidade populacional e pela implementação de tecnologias avançadas para a recolha e análise de dados fenotípicos e genómicos. Uma vez gerado o elevado potencial genético, os avanços em aspetos como a nutrição, a biossegurança, as instalações e a gestão da exploração permitirão aos animais expressar plenamente este potencial, e os produtores poderão apreciar a impressionante aceleração do potencial genético que estamos atualmente a observar nas linhas terminais PIC.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista